Estratégia de Produtos
Todo planejamento de marketing passa, inicialmente, pela análise de três componentes:
- Ambiente Mercadológico;
- Clientes (perfil/comportamento);
- Concorrentes.
A partir dessa análise é que se formula a estratégia do produto, que envolve a seleção do público-alvo, a escolha da marca, da embalagem, posicionamentos etc.
Segundo Lehmann & Winer (1997) a estratégia do produto só será eficaz se atender a uma destas condições:
- Não pode ser copiada pelo concorrente por questões tecnológicas ou de patente;
- Não representará vantagem competitiva para o concorrente ao copiá-la ou não trará lucros;
- Não é desejo do concorrente copiá-la, pela posição de liderança que a empresa pioneira terá.
Toda estratégia de produto deverá ter os seguintes componentes:
- Objetivo do mercado: como vendas, participação de mercado (market share) e lucros;
- Público-alvo: descoberto através da segmentação de mercado;
- Benefícios e atributos: do produto ou serviço;
- Patentes: caso houver;
- Serviços: agregados ao produto (pós-venda, assistência técnica, garantia etc;
- Embalagem: tamanho, forma, peso, conteúdo etc;
- Posicionamento: "personalidade" do produto;
- Marca: deve ser trabalhada para que possua forte brand equity.
Matriz Produto-Mercado de Ansoff
Em 1957, Igor Ansoff elaborou uma matriz para determinar as quatro alternativas de crescimento:
Estratégia de Penetração
Ocorre quando a empresa faz investimentos em produtos existentes no mercado que já atua.
Estes investimentos podem estar relacionados diretamente com o produto, ao serviço prestado, à comunicação utilizada, ao aumento das forças de vendas, a ampliação dos canais de distribuição etc.
Podem ser lançadas novas versões do produto, como um novo perfume, sabor, embalagem etc.
Estratégia de Desenvolvimento do Produto
Ocorre quando a empresa lança um novo produto no mercado que já atua, como o lançamento de um xampu para clientes que já consomem sabonetes e desodorantes da mesma empresa.
Geralmente, são feitos altos investimentos em propaganda e aproveita-se os canais de distribuição já existentes.
O intuito é ampliar os ganhos de participação de mercado, aproveitando que este já consome os produtos da empresa.
Estratégia de Desenvolvimento de Mercado
Ocorre quando a empresa opta por distribuir os seus produtos, já existentes em seu portfólio, em mercados que ainda não atua.
Um exemplo clássico é quando a empresa adota como estratégia a exportação de seus produtos, lançando-os em mercados fora do país de origem.
Em países de dimensões continentais, como o Brasil, não é raro observarmos empresas que adotam essa estratégia, ampliando a sua área geográfica de atuação dentro do próprio país.
Estratégia de Diversificação
Ocorre quando a empresa lança novos produtos em mercados que ainda não atua.
Como exemplo, temos a empresa que produz alimentos e lança produtos no setor de limpeza e higiene, exigindo novas tecnologias, novos processos produtivos e, até mesmo, novos canais de distribuição.
A estratégia de diversificação geralmente é adotada quando o produto está na fase de maturidade ou declínio e não são mais tão lucrativos.
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