Como vimos na matriz produto-mercado Ansoff, a forma como a empresa cria, desenvolve e produz seus produtos devem ser determinados levando em consideração a sua relação com o mercado.
Assim, existe uma técnica muito utilizada conhecida por Matriz BCG, do Boston Consulting Group, e que associa o grau de atratividade do mercado e a posição relativa do produto.
Estrela
São aqueles que possuem alta participação de mercado em mercados que estão em crescimento.
Ou seja, são produtos que toda empresa deseja ter em seu portfólio, pois embora sejam dispendiosos com propaganda, geram elevados lucros decorrentes do volume de vendas.
São geralmente alto-sustentáveis e merecem cuidados especiais e prioridade dentro do plano de negócios.
Dúvida
Representa os produtos com uma baixa participação em mercados que estão em crescimento.
É o que ocorre com negócios que estão em sua fase inicial e necessitam de altos investimentos.
Essa necessidade de investimentos e o baixo volume de vendas inicial torna o negócio arriscado.
Porém, caso seja levado adiante, o produto "dúvida" pode vir a se tornar um produto "estrela".
Vaca Leiteira
É a representação dada aos produtos que possuem uma elevada participação de mercado, embora estes mercados possuam um baixo crescimento.
Essa boa participação geralmente representa elevados lucros e, uma vez que estes mercados já estão consolidados, dispensam altos investimentos em propaganda.
Podem ser os patrocinadores de outros produtos "estrelas".
Abacaxi
São os produtos com baixa participação de mercado e que atuam em mercados com baixo crescimento.
Por serem mercados consolidados, se torna difícil a penetração de novos fornecedores.
Os investimentos necessários são elevados, embora os lucros não sejam suficientes para manter esses investimentos, o que leva muitas vezes a empresa a optar pela exclusão do produto de seu portfólio (fase de declínio no ciclo de vida).
Para construir uma Mariz BCG deve-se determinar:
- Crescimento de mercado para cada produto;
- A participação de mercado do produto;
- A participação de mercado do maior concorrente;
- A participação de mercado relativa ao maior concorrente;
- Faturamento de cada produto;
- A área de circunferência de cada produto;
- O posicionamento das circunferências de cada produto na matriz.
Vejamos o exemplo a seguir:
Assim, temos como participação de mercado relativa ao maior concorrente:
Para cálculo da área da circunferência, utiliza-se a seguinte fórmula:
Assim, temos como área da circunferência de cada produto:
Exemplo - Matriz BCG
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