O início do século XX foi marcado pela revolução dos processos produtivos, visando o aumento da produtividade nas organizações empresariais.
Hoje, vivemos na Era da Informação, na qual o conhecimento passou a ser o bem mais valioso dentro de uma empresa.
A evolução dos meios de comunicação e de transporte aceleraram esse processo, e a pesquisa ocupa hoje um papel de destaque em qualquer negócio.
A pesquisa de mercado fornece as informações de mercado necessárias ao gerente de marketing.
- Para quem estou perdendo as minhas vendas?
- Uma mudança na embalagem melhorará a imagem da marca?
- O logotipo da minha empresa está adequado?
Criada pela RobilantAssociati, uma agência italiana especializada em desenhos estratégicos, em parceria com o Centro de Estilo da FIAT, o novo símbolo se inspira no que foi usado pela montadora entre 1931 e 1968.
A pesquisa de mercado é uma das principais ferramentas na resolução destas questões, pois serve como um elo entre o consumidor e a empresa, através da informação.
Mais do que nunca, hoje, a informação se tornou um produto perecível.
A pesquisa de mercado tem por objetivo fornecer informações que ajudem a reduzir a incerteza na tomada de decisão.
Desse modo, os investimentos em pesquisa devem ser constantes e permanentes.
O problema é que muitas empresas encara a pesquisa como um processo caro e demorado.
Somente as empresas com visão de futuro é que conseguem notar a importância em sair na frente (Know How) num mercado cada vez mais competitivo.
Existem outras fontes de informação, como a experiência de gerentes de marketing/vendas.
A pressão do tempo faz com que se utilize estas experiências como fonte de informações para tomada de decisão.
Embora úteis, estes dados intuitivos não são os mais confiáveis e não devem ser os únicos a serem considerados.
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