segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Compostos de Marketing (Praça)

Gestão da Distribuição

Outro item que compõe o composto de marketing (4 P's) é a questão da Praça, mais conhecida como Distribuição.
Distribuição pode ser definida como o fluxo de bens e/ou serviços de um produto a um consumidor ou usuário final.
O objetivo da distribuição é fazer com que o produto chegue de maneira lucrativa para a empresa vendedora e acessível e pontual para o cliente.
A exigência cada vez maior dos consumidores aliada a evolução da tecnologia da informação (sobretudo sobre o e-commerce) faz aumentar cada vez mais os estudos sobre distribuição no Brasil e no mundo.
Hoje existem diversas maneiras de se distribuir um produto/serviço.
Todo processo de distribuição visa maximizar três utilidades:
  • Utilidade de Tempo
  • Utilidade de Lugar
  • Utilidade de Posse 

Utilidade de Tempo

Fatores a serem considerados na Unidade de Tempo:
  • Previsões de Vendas;
  • Logística (estoque, transporte, armazenagem);
  • Ciclo de Vida do Produto;
  • Sazonalidade;
  • Fluxo de Pedido: entrada, análise de crédito, liberação para a produção, faturamento, entrega).

Utilidade de Lugar

Todo produto precisa estar acessível a ponto de ser facilmente adquirido pelo futuro cliente.
É preciso ter em mente os objetivos referentes a ocupação de mercado (estar presente, mesmo que de maneira não significativa) e penetração de mercado (estar presente de maneira significativa - Matriz Ansoff).  
Para tanto, faz-se necessário o mapeamento da distribuição, para que se possa quantificar os pontos-de-venda nos diferentes segmentos geográficos mapeados.

Exemplo de Mapa de Distribuição




Outro fator importante é o tipo de intermediário.
É importante que haja sinergia entre a imagem do produto e a imagem da loja que está comercializando-o.

Utilidade de Posse

Diz respeito a acessibilidade do produto no que tange a condição de compra, ou seja, torná-lo acessível ao maior número possível de compradores.
Ou seja, não basta gerar o desejo de compra, é preciso que o cliente tenha condições para fazê-lo.
Mas é claro que isso irá depender da estratégia de precificação do produto, algo que veremos mais adiante, quando estudarmos o item Preço, do composto de marketing.   


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