quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Compostos de Marketing (Preço)

Preço e Estratégia Mercadológica

Em muitas negociações mal sucedidas, o preço é apontado como fator principal pela perda da venda.
No entanto, como já vimos, o preço é somente mais um elemento de custo
(custo econômico), que também envolve o custo físico e o custo emocional.   
Essa balança, custos versus benefícios, é que irá determinar o valor do produto para o cliente.
Preço é o montante de dinheiro pago em troca do uso de um benefício proporcionado por um produto ou serviço.
Como os resultados financeiros de qualquer empresa dependem, em parte, do preço aplicado em seus produtos, o processo de tomada de decisão estratégica passa pela determinação do preço.  
Por esse motivo, de todos os elementos do composto mercadológico, o preço é o que sofre maior interferência de outras áreas da empresa, tendo como objetivo:
  • Sustentar a estratégia de posicionamento (percepção de qualidade ou, no outro extremo, de economia);
  • Atingir os objetivos financeiros propostos, como geração de caixa e criação de valor para o acionista;
  • Ajustar a oferta a realidade do mercado.
Portanto, posicionamento e preço estão intrinsecamente relacionados.
A escolha do público-alvo, ou segmento, deve nortear a estratégia de precificação, uma vez que um preço acima da média cria uma expectativa de qualidade, ao passo que um preço muito inferior a média pode gerar desconfiança.
Vejamos algumas variáveis de preço com outras variáveis relevantes do marketing:
  • Os preços variam de acordo com o ciclo de vida do produto e a política de geração de caixa da empresa;
  • O preço afeta a percepção de qualidade do produto;
  • Quanto mais elementos existirem na cadeia de distribuição, menor a margem de lucro por unidade de produto;
  • A política social deve contemplar toda a cadeia de distribuição (representantes, distribuidores, varejistas, etc).
    

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