Muitas pessoas utilizam as palavras canais, meios, e veículos de comunicação como sinônimos.
Na verdade podemos distingui-los como:
Canal de comunicação é um termo mais abrangente, e significa a forma como a comunicação é transmitida do emissor para o receptor. Ex: canal impresso, canal eletrônico, canal oral, etc .
Meio de comunicação é um tipo de canal utilizado. Ex: o canal impresso utiliza o meio jornal, revista, etc; o canal eletrônico utiliza o meio de TV, rádio, internet, etc; o canal oral utiliza o meio microfone, auto-falante, etc.
Veículo de comunicação é a empresa de comunicação que se utiliza do meio para oferecer seus serviços. Ex: Rede Globo, UOL, O Estado de São Paulo, etc.
Para que se possa selecionar os canais de comunicação mais adequados e, consequentemente, seus meios, é preciso que se conheça quais são os níveis de comunicação.
Esses níveis são determinados em virtude de 3 fatores relativos ao receptor (público-alvo): ajuntamento, objetivos e identificação.
Níveis de Comunicação
Sendo assim, os meios de comunicação devem ser escolhidos de acordo com o nível de comunicação mais adequado ao público-alvo.
Massa: TV, Jornal, Revistas de interesse geral.
Multidão: Outdoor, Painéis Rodoviários, Cartazes, Carros de Som.
Público: Patrocínios (clubes de futebol, eventos), Revistas Segmentadas, Programas Segmentados na TV (geralmente a cabo), Internet, etc.
Grupo: Feiras, Eventos, Convenções, Seminários, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário