Nova Postura Profissional
O marketing de dez anos atrás já não é mais o mesmo de hoje.
Estas mudanças criaram novas tendências e crenças dentro do estudo e prática profissional do marketing.
Segundo Kloter (2006) as principais mudanças são as seguintes:
a) Descentralização do Marketing
O departamento de marketing não pode mais ser visto de maneira isolada.
Funções de marketing devem ser compreendidas e aplicadas por outros departamentos (Projeto e Desenvolvimento, Atendimento ao Cliente, Vendas, etc).
O bom desempenho do marketing depende de um número cada vez maior de pessoas.
O marketing deve ser encarado como uma filosofia na qual todos têm os mesmos pensamentos e atitudes.
b) Foco por Segmento de Cliente
Mais importante do que gerenciar produtos ou mesmo territórios é o gerenciamento por segmento.
Ao focar a sua atuação por grupos de clientes crescem as oportunidades de negócios, pois o fator humano é mais fácil de ser administrado desta forma.
Adotando esse critério de segmentação, ao final de 1999, a Royal Bank of Canadá foi capaz de identificar e desenvolver uma série de novos produtos e serviços, como os voltados para hipotecas e quitações.
c) Terceirização
Com o crescimento do mercado de uma maneira geral, a cada dia surgem novas empresas, especializadas nas mais diversas áreas.
Terceirizar essas atividades secundárias significa oferecer melhores produtos ou serviços a seus clientes, por um custo menor.
Se alguma atividade não faz parte do metiér da organização, o melhor é deixar que outras empresas a façam.
d) Fortalecimento de Parcerias
A forma como os fornecedores e distribuidores são vistos mudou muito.
O termo "transação comercial" vem dando lugar a chamada "parceria comercial".
Os intermediários deixam de ser vistos como clientes e assumem o papel de parceiros na criação e atribuição de valor para os clientes finais.
e) Inovações para o Mercado
Um cenário cada vez mais competitivo exige a constante inovação em programas de marketing, produtos e serviços.
Dessa forma, cada vez mais valor é gerado e oferecido aos clientes.
f) Valorização dos Ativos Intangíveis
Tudo o que as empresas são e tem hoje veio graças a algum fator intangível.
Assim, as marcas, a base de clientes, os funcionários, os fornecedores, distribuidores e o capital intelectual são o principal valor que uma organização pode ter.
g) Novas Formas de Comunicação
As diversas ferramentas de comunicação disponíveis hoje permitem que o profissional de marketing tenha maior "liberdade" ao elaborar seu plano de comunicação.
Ao invés de se apoiar em uma única ferramenta (como a propaganda ou a força de vendas) são utilizadas diversas alternativas de comunicação, de maneira integrada.
Isso gera maior integração de comunicação, transmitindo maior segurança da marca.
h) Evolução do E-commerce
Com a internet surgem novas oportunidades de negócio.
A agilidade e a quantidade de informação que podem ser disponibilizadas faz crescer tanto os negócios B2B (business-to-business) quanto os negócios B2C (business-to-consumer) virtuais.
Isso gera integração da comunicação, transmitindo maior segurança da marca.
i) Valorização do Cliente ao Longo do Tempo
Conquistar um cliente novo pode custar até cinco vezes mais do que reter os clientes atuais.
O esforço em manter os clientes e canais existentes, sobretudo os mais lucrativos, é sem dúvida mais vantajoso do que preocupar-se simplesmente com a lucratividade de cada transação isolada.
j) Crescimento da Participação no Cliente
No lugar de aumentar a sua participação no mercado, as empresas estão buscando aumentar a sua participação nos clientes.
Os conceitos de cross-selling (venda casada de produtos correlatos) e uper-selling (venda de adicionais para um produto que está sendo comprado) são cada vez mais usuais.
k) Mercado "Glocal"
O grande desafio para o marketing moderno do século XXI é conseguir, ao mesmo tempo, centralizar e descentralizar suas ações junto ao mercado.
Esse paradoxo tem como objetivo adaptar o plano de marketing as necessidades individuais de cada mercado sem, contudo, distorcer os padrões globais da empresa.
l) Foco nos Resultados de Marketing
Focar nos resultados de marketing não significa que as empresas deixem os resultados financeiros em segundo plano.
Avaliara a participação de mercado, a satisfação dos clientes, a taxa de perda destes, a qualidade do produto, etc, são indicativos de crescimento ou diminuição dos resultados financeiros.
Mudanças nos indicadores de marketing são indícios de mudanças nos resultados financeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário