Segundo Zikmund (2006) a pesquisa de marketing é definida como o processo sistemático e objetivo de geração de informação para ajudar na tomada de decisões de marketing.
Pesquisar vem do latim perquiere, que significa "buscar com cuidado, informar-se, perguntar profundamente".
O estudo paciente e a investigação científica são inerentes às pesquisas de mercado.
O responsável pela pesquisa deve ser imparcial para não gerar nenhum viés que possa prejudicar os resultados da pesquisa.
Se você tivesse sido consultado, qual dos logotipos escolheria para representar o seu país na Copa do Mundo?
Opção (A)
Opção (B)
Opção (C)
Possíveis inspirações para a escolha do logotipo
"Eu não esperaria o logo da Copa no Brasil nascendo de uma pesquisa séria. Se é melhor para a campanha que a Gisele eleja o melhor logo, esse será o melhor e ponto. O resto é uma questão de gosto". (Marcius Galan - artista plástico)
A pesquisa de mercado também está diretamente ligada ao processo de tomada de decisão dos aspectos que envolvem o composto de marketing.
Com isso se reduz as incertezas quanto ao produto, preço, promoção e distribuição mais adequados.
A pesquisa de mercado pode ser utilizada para todo tipo de organização: com ou sem fins lucrativos.
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