quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Compostos de Marketing (Promoção)

Compostos de Comunicação

De nada adianta ter um excelente produto se o seu público-alvo não souber que ele existe. Comunicar é parte fundamental do marketing de qualquer empresa.
A evolução dos meios de comunicação trouxe uma série de novas alternativas para o profissional de marketing na elaboração do Plano de Comunicação de sua empresa.
Assim, os meios de comunicação de massa (rádio, TV, jornais, etc) estão dividindo espaço com as mídias alternativas.

Jay Conrad Levinson (1982) em seu livro Guerrilha de Marketing, desenvolveu o conceito de Marketing de Guerrilha.
Esse conceito vem da guerrilha bélica, tipo de guerra não convencional, na qual os soldados se utilizam dos poucos recursos que possuem para encarar a batalha contra o inimigo, geralmente mais forte e bem armado .
Assim, o marketing de guerrilha trata-se da utilização de maneiras não convencionais e orçamentos apertados para executar suas atividades de marketing.     
Já vimos que um dos itens do Composto de Marketing (ou "4P's") é a "Promoção tida aqui no sentido de promover o produto ou serviço.
Tal importância dentro do Mix de Marketing, existe também o "Composto de Comunicação" ou "Comunicação Integrada de Marketing", formado por seis formas essenciais de comunicação, descristas por Kotler como sendo:

Propaganda

Qualquer forma paga de apresentação impessoal e de difusão de idéias, marcas, organizações, produtos ou serviços por um anunciante identificado; ao contrário da publicidade (Relações Públicas) a Propaganda é explicita, partidária.

Promoção de Vendas

Ações que estimulam a experimentação ou a compra em curto prazo.

Eventos e Experiências

Atividades diversas e programas patrocinados, planejados para gerar interação com a marca.

Relações Públicas e Assessoria de Imprensa

Ações que protegem e fortalecem a imagem da empresa junto ao mercado; a publicidade é espontânea. Ex: quando uma matéria sobre o meu produto é assunto da mídia.

Marketing Direto

Utilização de canais diretos de comunicação com os clientes (como correio, telefone, fax, e-mail ou internet) sem o intermediário das mídias tradicionais.

Vendas Pessoais

Formado pela "Força de Vendas", que atua cara a cara com o cliente, a fim de apresentar o produto ou serviço, tirar suas dúvidas e efetuar a venda.

Plataformas Comuns de Comunicação

1, Propaganda
  • Anúncios, impressos ou eletrônicos;
  • Catálogo;
  • Espaços externos das embalagens;
  • Encartes das embalagens;
  • Filmes;
  • Manuais e brochuras;
  • Cartazes e folhetos;
  • Outdoor;
  • Painéis;
  • Displays nos pontos-de-venda;
  • Material audiovisual;
  • Símbolos e logotipos, etc.
2. Promoção de Vendas
  • Concursos, jogos, loterias e sorteios;
  • Prêmios e brindes;
  • Amostragem;
  • Feiras setoriais;
  • Exposições;
  • Demonstrações;
  • Cupons;
  • Reembolsos parciais;
  • Financiamentos a juros baixos;
  • Diversão;
  • Concessão de troca;
  • Programas de fidelização;
  • Promoção nos PDV's integrada com a propaganda.
3. Eventos e Experiências  
  • Esporte;
  • Diversão;
  • Festivais;
  • Artes;
  • Passeios pela fábrica;
  • Museus corporativos.
4. Relações Públicas 
  • Mídia kits para a imprensa;
  • Palestras;
  • Seminários;
  • Relatórios Anuais;
  • Doações;
  • Publicações (Newsletter);
  • Relações com a comunidade;
  • Lobby;
  • Revista Corporativa.
5. Vendas Pessoais
  • Treinamento de vendas;
  • Reuniões de vendas;
  • Programa de inventivo;
  • Amostras;
  • Feiras e exposições.
6. Marketing Direto
  • Catálogos;
  • Malas Diretas;
  • Telemarketing;
  • Vendas pela TV;
  • Mala Direta via fax;
  • E-mail;
  • Correio de voz (telefone)       

   

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