Enquanto disciplina aplicada na prática empresarial, o marketing utiliza conceitos de outras ciências como Economia, Estatística, Psicologia e Sociologia.
Um exemplo disso é a aplicação do conceito da teoria da escolha individual, formulada pelo clássico economista Adam Smith (1776).
Segundo essa teoria, o bem estar da sociedade é o resultado da convergência entre os interesses individuais do comprador e os do vendedor, englobando quatro princípios:
1. As pessoas buscam experiências que valham a pena;
2. A escolha individual determina o que vale a pena;
3. Por meio da troca livre e competitiva, os objetivos individuais serão realizados;
4. As pessoas são responsáveis por suas ações e escolhem o que é melhor para elas.
Mercado e Mercado-Alvo
O conceito de mercado também é originário da economia e é essencial para a prática do marketing.
Podemos dizer que mercado é o conjunto de pessoas e/ou organizações cujas as necessidades podem ser satisfeitas por produtos ou serviços que dispõem de renda para adquiri-los.
Já o conceito de mercado-alvo refere-se àquele para o qual a empresa irá direcionar seus investimentos e focar sua estratégia de marketing.
O mercado-alvo é determinado através da análise de atratividade e competitividade (matriz BCG e/ou Matriz GE) realizada pelo gerente de marketing.
A atratividade de mercado está relacionada ao dimensionamento da demanda potencial e dos resultados da receita e lucro a serem alcançados ao longo do ciclo de vida do produto.
Já a competitividade é a avaliação das vantagens competitivas do produto em relação à concorrência.
Demanda de Mercado
Demanda de mercado ou função de demanda de mercado é o valor total que seria comprado pelos clientes em dada condição de investimento de marketing pela empresa.
Não é um número fixo, mas sim uma função de uma determinada condição.
Assim, a demanda de mercado pode ser maior ou menor, dependendo das condições mercadológicas, como o preço aplicado, por exemplo.
Potencial de Mercado x Potencial de Vendas
Muitos chamam de Potencial de Mercado o nível máximo de demanda a ser atingido com o máximo de investimento de marketing. Ou seja:
Embora, na prática, muitos chamem o resultado desse cálculo de Potencial de Mercado, na verdade, o mais correto é chamá-lo de Potencial de Vendas, conforme veremos adiante.
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