Portanto o conceito de posicionamento é uma evolução do conceito de imagem da marca, pois considera a avaliação do consumidor em comparação à concorrência.
Copy Strategy (Estratégia de Conteúdo)
O posicionamento é o resultado de uma proposição de valor, também chamada de copy strategy, que engloba:
- Definição do público-alvo: a quem eu vou direcionar as minhas vendas.
- Benefício: quais os benefícios devem ser comunicados ao público-alvo.
- Justificativa: justificativa para os benefícios (através dos atributos do produto) que darão credibilidade à promessa destes.
- Personalidade: quais são as características de personalidade que desejo para minha marca. Exemplo: jovial, madura, alegre, sóbria, sexy, nobre, grife, popular etc.
Posicionamento Dinâmico
Regis McKenna (1999), um dos principais autores sobre o tema, desenvolveu um conceito chamado de posicionamento dinâmico.
Esse conceito se apóia em dois outros conceitos:
1. O posicionamento se forma de maneira gradativa, como a personalidade de uma pessoa;
2. O posicionamento é multidimensional, envolvendo 3 estágios:
1. Posicionamento de Produto
Deve seguir 4 idéias básicas:
a) O mercado é que posiciona o produto e não a empresa;
b) O posicionamento deve basear-se em fatores tangíveis (liderança tecnológica, preço etc);
c) Deve-se fixar em um público-alvo específico;
d) Disposição da empresa para experimentar e corrigir rapidamente os erros a partir das respostas do mercado.
2. Posicionamento no Mercado
O posicionamento no mercado requer que o produto conquiste credibilidade e reconhecimento junto aos clientes.
3. Posicionamento da Empresa
A empresa deve posicionar-se a si mesma (reconhece o seu posicionamento junto ao mercado), o que é comprovado pelo sucesso nas vendas .
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