segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Posicionamento de Produto

Posicionamento refere-se à criação de uma posição ou imagem (personalidade) para marca na mente do consumidor, que seja diferenciada em relação as marcas da concorrência, a fim de obter vantagem competitiva.
Portanto o conceito de posicionamento é uma evolução do conceito de imagem da marca, pois considera a avaliação do consumidor em comparação à concorrência. 

Copy Strategy (Estratégia de Conteúdo)

O posicionamento é o resultado de uma proposição de valor, também chamada de copy strategy, que engloba:
  • Definição do público-alvo: a quem eu vou direcionar as minhas vendas.
  • Benefício: quais os benefícios devem ser comunicados ao público-alvo.
  • Justificativa: justificativa para os benefícios (através dos atributos do produto) que darão credibilidade à promessa destes.
  • Personalidade: quais são as características de personalidade que desejo para minha marca. Exemplo: jovial, madura, alegre, sóbria, sexy, nobre, grife, popular etc.
A copy strategy ainda pode ser conhecida como estratégia central (core strategy) ou proposição única de venda (unique selling proposition) e compõe o Plano Estratégico de Comunicação.

Posicionamento Dinâmico




Regis McKenna (1999), um dos principais autores sobre o tema, desenvolveu um conceito chamado de posicionamento dinâmico.   








Esse conceito se apóia em dois outros conceitos:

1. O posicionamento se forma de maneira gradativa, como a personalidade de uma pessoa;
2. O posicionamento é multidimensional, envolvendo 3 estágios:

1. Posicionamento de Produto

Deve seguir 4  idéias básicas:
a) O mercado é que posiciona o produto e não a empresa;
b) O posicionamento deve basear-se em fatores tangíveis (liderança tecnológica, preço etc);
c) Deve-se fixar em um público-alvo específico;
d) Disposição da empresa para experimentar e corrigir rapidamente os erros a partir das respostas do mercado.

2. Posicionamento no Mercado

O posicionamento no mercado requer que o produto conquiste credibilidade e reconhecimento junto aos clientes.

3. Posicionamento da Empresa

A empresa deve posicionar-se a si mesma (reconhece o seu posicionamento junto ao mercado), o que é comprovado pelo sucesso nas vendas .     


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