terça-feira, 4 de agosto de 2015

Marca e Brand Equity

A marca é uma letra, uma palavra, um símbolo ou qualquer combinação desses elementos, utilizada para identificar produtos e serviços de uma empresa.
Pelo fato da marca estar diretamente associada ao produto, conceitos como posicionamento, atributos e benefícios, (utilizados para o produto) são também considerados na construção do valor da marca (brand equity).
Em outras palavras, marca e produto estão intrinsecamente ligados na mente do consumidor.

Brand Equity (valor da marca) é o resultado do grau de lembrança e conscientização da marca pelo público (brand awareness), mais o grau de fidelidade dos seus clientes (brand loyalty) e a força da imagem associada a marca (brand association).

O desafio está em criar uma série de significados para a marca seja o principal ativo da empresa.
O valor da marca é mensurado pelo seu valor de venda.
Marcas como Google, Coca-Cola e Microsoft possuem um valor de venda maior do que a soma de todos os seus ativos fixos.
A marca pode ser nova ou seguir uma das seguintes estratégias de branding:

  • Extensão da Linha (Line Extension): Novos produtos da mesma categoria. Ex: Coca-Cola Light Lemon. 
  • Extensão da Marca (Brand Extension): Novas categorias de produtos. Ex: Água da marca Coca-Cola.
  • Alongamento da Marca (Brand Stretch): Novos setores. Ex: Carro Coca-Cola Clothes. 

  

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