quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Cinco Forças de Porter

Em 1979 Michael Porter desenvolveu um modelo de análise de competição entre empresas que passou a ser conhecido como Cinco Forças de Porter.
A ideia é analisar as cinco forças competitivas que influenciam o desenvolvimento da estratégia mercadológica mais eficiente, classificando-as em 3 níveis: alto, médio ou baixo.
Nessa análise, são considerados os principais elementos que compõe o Micro Ambiente: concorrentes, clientes e fornecedores.




Cinco Forças Competitivas de Michael Porter



Ameaça de Novos Entrantes
Concorrentes entrantes compreendem as empresas que ainda não são concorrentes mas que podem vir a ser. Deve-se analisar:
  • Existe a possibilidade?
  • Quem pode ser um eventual concorrente?
  • Por que se imagina isso?

Ameaça de Produtos Substitutos
Produtos substitutos são aqueles que satisfazem as mesmas necessidades dos consumidores (Ex: Blu ray e Cinema). Deve-se considerar:
  • Existe algum produto substituto?
  • Que produto é esse?
  • Por que você considera esse um produto substituto?

Poder de Negociação dos Fornecedores
Nessa etapa deve-se analisar qual o poder de negociação dos fornecedores, de modo que os custos da empresa sejam compatíveis com aquilo que seus clientes podem pagar. Deve ser considerado:
  • Quais serviços são terceirizados?
  • Quais as vantagens e desvantagens da forma de negociação?

Poder de Negociação dos Clientes
Nessa etapa, deve-se analisar qual o poder de negociação dos clientes, sabendo-se que quanto maior o grau de rivalidade entre os concorrentes, maior será esse poder de negociação:
  • Como o cliente pode pressionar?
  • Quem pode impulsioná-lo na busca de uma melhor negociação?

Rivalidade entre Concorrentes
Quais os elementos que impulsionam a empresa, de forma corriqueira, a disputar uma posição no mercado?
  • Tecnologia
  • Qualidade
  • Diversidade de Produtos 
Quais as características do mercado que determinam essa rivalidade?
  • Número de Concorrentes
  • Taxa de Crescimento da Indústria
  • Nível de Comunicação (Propaganda)

 


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