Em 1979 Michael Porter desenvolveu um modelo de análise de competição entre empresas que passou a ser conhecido como Cinco Forças de Porter.
A ideia é analisar as cinco forças competitivas que influenciam o desenvolvimento da estratégia mercadológica mais eficiente, classificando-as em 3 níveis: alto, médio ou baixo.
Nessa análise, são considerados os principais elementos que compõe o Micro Ambiente: concorrentes, clientes e fornecedores.
Cinco Forças Competitivas de Michael Porter
Ameaça de Novos Entrantes
Concorrentes entrantes compreendem as empresas que ainda não são concorrentes mas que podem vir a ser. Deve-se analisar:
- Existe a possibilidade?
- Quem pode ser um eventual concorrente?
- Por que se imagina isso?
Ameaça de Produtos Substitutos
Produtos substitutos são aqueles que satisfazem as mesmas necessidades dos consumidores (Ex: Blu ray e Cinema). Deve-se considerar:
- Existe algum produto substituto?
- Que produto é esse?
- Por que você considera esse um produto substituto?
Poder de Negociação dos Fornecedores
Nessa etapa deve-se analisar qual o poder de negociação dos fornecedores, de modo que os custos da empresa sejam compatíveis com aquilo que seus clientes podem pagar. Deve ser considerado:
- Quais serviços são terceirizados?
- Quais as vantagens e desvantagens da forma de negociação?
Poder de Negociação dos Clientes
Nessa etapa, deve-se analisar qual o poder de negociação dos clientes, sabendo-se que quanto maior o grau de rivalidade entre os concorrentes, maior será esse poder de negociação:
- Como o cliente pode pressionar?
- Quem pode impulsioná-lo na busca de uma melhor negociação?
Rivalidade entre Concorrentes
Quais os elementos que impulsionam a empresa, de forma corriqueira, a disputar uma posição no mercado?
- Tecnologia
- Qualidade
- Diversidade de Produtos
Quais as características do mercado que determinam essa rivalidade?
- Número de Concorrentes
- Taxa de Crescimento da Indústria
- Nível de Comunicação (Propaganda)
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