terça-feira, 18 de agosto de 2015

Estratégias e Ferramentas Mercadológicas

O conceito de APO (Administração por Objetivos) surgiu a partir da década de 1950 e pertence a chamada Teoria Neoclássica. 
Nesta, a atenção empresarial antes preocupada nas "atividades-meio", passa a ter como foco os objetivos ou finalidade da organização.
Uma vez fixados estes objetivos organizacionais o próximo passo é saber como 
alcançá-los. 
Para tanto, deve estabelecer a estratégia empresarial a ser utilizada para alcançar de forma eficiente aqueles objetivos e escolher as táticas e operações que melhor implementem a estratégia adotada.
O antigo conceito militar entende estratégia como a aplicação de forças em larga escala contra algum inimigo.
Segundo Chiavenato (2004), em termos empresariais:
Estratégia é "a mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito global visando atingir os objetivos no longo prazo".
Tático é um esquema específico de emprego de recursos dentro de uma estratégia.
Uma mobilização de tropa é uma tática dentro de uma estratégia mais ampla, assim como o planejamento para cinco anos na empresa requer uma estratégia, à qual se liguem os planos táticos de cada ano.

Comparação entre estratégia e tática


   


Nenhum comentário:

Postar um comentário