Após identificar os segmentos de mercado, deve-se definir como e com que intensidade se pretende explorá-los.
Assim, podemos considerar três alternativas:
- Segmentação de não-diferenciação;
- Segmentação por diferenciação;
- Segmentação de concentração.
Estratégias de segmentação de não-diferenciação
Na qual a empresa opta por explorar todo o seu potencial de mercado, em todas as regiões geográficas possíveis.
Neste caso, utiliza-se somente um plano de marketing, válido para todo o mercado.
Isso significa que a empresa opta por ignorar as diferenças que existem de um segmento para outro, tendo o mesmo tratamento estratégico/mercadológico.
Estratégias de segmentação por diferenciação
Na qual a empresa reconhece e considera uma ou mais diferenças significativas que possam existir entre seus segmentos-alvo.
Neste caso, a empresa opta por tratá-los de forma diferenciada.
Os planos de marketing são distintos e específicos, existindo para cada segmento que a empresa decidir tratar diferencialmente.
Na qual a empresa decide por concentrar todos os seus esforços em um único
segmento-alvo.
Esta decisão por ser influenciada por uma série de motivos, como proximidade das instalações, potencial significativo ou sinergia com determinado segmento.
É importante ressaltar que, independente da estratégia de segmentação adotada, o fator geográfico deve ser sempre considerado.
Conceitos de Penetração de Mercado e Ocupação de Mercado
Além dos três tipos de estratégia de segmentação apresentados, devemos incorporar ao tema conceitos de penetração de mercado e ocupação de mercado.
Penetração de Mercado é a presença de uma empresa no mercado, mesmo que de maneira pouco representativa.
Ocupação de Mercado é a presença da empresa no mercado em uma posição forte, bastante significativa em termos de concorrência e, portanto, de participação de mercado.
Assim, uma empresa que opte por uma estratégia de não-diferenciação deverá ter um elevado índice de penetração de mercado, mas não necessariamente um elevado índice de ocupação em todos os segmentos explorados.
Por outro lado, se uma empresa adota a estratégia de concentração, terá como foco a maior ocupação possível no segmento-alvo escolhido.
Os conceitos de penetração e ocupação serão mais bem aplicados quando a empresa tiver concluído seu trabalho de quantificação de mercado.
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