A quantificação de mercado é uma das áreas de estudo do marketing que necessitam de maior atenção.
Isso porque é a partir da quantificação de mercado que se determina:
- Potencial de Mercado;
- Potencial de Vendas;
- Previsão de Vendas;
- Determinação de Cotas.
Mas antes disso, algumas informações são cruciais para que se possa fazer uma correta análise de mercado, tais como as variáveis:
- Variáveis macroeconômicas;
- Tipo de demanda
A saúde da economia é um dos fatores de maior importância e que auxiliam nas decisões da empresa.
Assim, se o PIB (Produto Interno Bruto) de uma determinada região se estiver crescendo e a perspectiva para o próximo ano for positiva, esse é um indicativo que a empresa pode alcançar resultados satisfatórios.
Lembrando que o PIB deve sempre ser calculado, levando em consideração o ramo de atividade (industrial, comercial, de serviço, etc).
Além do PIB, outros fatores macroeconômicos deve ser considerados, como renda per capita, taxa de desemprego, taxa de juros, câmbio, etc.
O histórico de venda da empresa também é fundamental nessa análise.
Todas estas informações auxiliarão a empresa a estimar suas metas e taxas de crescimento para o ano seguinte, sendo que a demanda pode ser estimada através dos tipos de demanda.
Demanda Satisfatória
Ocorre quando as previsões de venda são realizadas com certa frequência. O grau de satisfação dos clientes e o movimento da concorrência são fatores a serem constantemente analisados para que essa situação se mantenha.
Demanda Decrescente
Nesse caso, deve-se analisar a necessidade de mudanças no produto, serviços agregados, comunicação ou processo de venda, não descartando a possibilidade de eliminá-los da carteira de clientes.
Demanda Sazonal
Neste caso, a empresa deve procurar lançar produtos cuja demanda não coincida com os produtos de demanda sazonal. O desenvolvimento de novos hábitos de consumo, bem como novos consumidores também devem ser considerados.
Demanda Indiferente
Ocorre quando o consumidor trata o produto com indiferença. Isso demonstra um mal posicionamento de marca, cabendo uma melhoria na comunicação.
Demanda Excessiva
Ocorrem quando os pedidos crescem de maneira rápida e as previsões de venda são facilmente realizadas.
Neste caso, o risco fica por conta da falta de abastecimento, o que poderia gerar descontentamento por parte dos consumidores.
Muitas vezes, a solução é adotar o uso do marketing seletivo, ou seja, reduzir o consumo através da redução da comunicação, os custos de venda nos mercados menos rentáveis e, em alguns casos, aumentando os preços.
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