segunda-feira, 17 de agosto de 2015

As Maiores Fraquezas do Marketing

Por vezes é possível detectar alguns problemas com o marketing da empresa (chamados de 'pecados capitais' por Kloter) decorrentes de falhas no planejamento de marketing ou até mesmo da ausência deste.
Vejamos a seguir quais essas principais falhas, seus sintomas e suas possíveis soluções:

A empresa não está focada no mercado e orientada para o cliente

Sintoma: não consegue-se identificar segmentos de mercado e os funcionários entendem os Departamentos de Marketing e Comercial é que devem se preocupar com o cliente.
Solução: desenvolver estratégias de segmentação de mercado e investir em treinamento (sobretudo de marketing interno);

A empresa não entende completamente seus clientes-alvo

Sintoma: os últimos estudos sobre os clientes estão ultrapassados, o cliente não compra mais como antes e os índices de devolução e reclamação são elevados.
Solução: realizar pesquisas periódicas junto aos clientes e implantar sistemas inteligentes como o CRM (Gerenciamento de Relacionamento com Clientes) ou Data Mining (Mineração de Dados), este último, que busca, através do estudo de uma séries de dados, identificar padrões de comportamento dos clientes.

A empresa não identifica e monitora seus concorrentes

Sintoma: a empresa só se preocupa com os concorrentes próximos e deixa escapar concorrentes distantes e suas novas tecnologias.
Solução: ficar atendendo às inovações tecnológicas e buscar continuamente desenvolver produtos melhores do que a concorrência. A análise SWOT auxilia nessa análise.

As políticas de produtos e serviços precisam ser fortalecidas

Sintoma: o portfólio de produtos é extenso, porém muitos destes são deficitários, podendo até mesmo dar prejuízo. A empresa não consegue fazer a venda casada de produtos.
Solução: estabelecer sistemas que permitam acompanhar o desempenho dos produtos e o estágio do seu ciclo de vida (Matriz BCG). A partir dessa análise, desenvolver estratégias adequadas para cada um deles.

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário