- Os produtos possuem uma vida limitada;
- Existem estágios diferentes em cada etapa do ciclo, com sua vantagens e desvantagens;
- Os lucros variam de acordo com cada etapa do ciclo;
- Devem ser adotadas estratégias diferentes de marketing, finanças, produção, etc em cada etapa do ciclo.
- Nascimento;
- Crescimento;
- Maturação;
- Declínio.
1. Nascimento
Também conhecida por etapa introdutória, representa o lançamento de um produto, e os esforços voltam-se para a promoção da marca.
Nesta fase, o crescimento ocorre muitas vezes de maneira lenta e o lucro é mínimo em virtude dos gastos iniciais.
2. Crescimento
É notado pelo aumento no volume de vendas e, junto com este, cresce a concorrência.
O produto passa a sofrer um aumento de demanda e, consequentemente, dos lucros, que cobrem os gastos iniciais. A matriz produto-mercado de Ansoff geralmente é utilizada nesta fase.
3. Maturidade
Etapa em que o produto sofre uma desaceleração das vendas, pois grande parte do
público-alvo já o consome.
O lucro sofre uma estabilidade, pois a preocupação com a concorrência aumenta os gatos com a propaganda e, em alguns casos, faz reduzir o preço do produto.
4. Declínio
É a fase em que, em virtude da queda nas vendas os lucros desaparecem.
Isso ocorre devido à diversos fatores como avanços tecnológicos, mudanças de gostos ou aumento da concorrência. Com isso, a empresa acaba optando por retirar o produto da linha.
Estágios do Ciclo de Vida dos Produtos
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