sexta-feira, 31 de julho de 2015

Ciclo de Vida dos Produtos

Assim como as empresas, os produtos também possuem um ciclo de vida (CVP) e, assim, devemos ter em mente que:
  • Os produtos possuem uma vida limitada;
  • Existem estágios diferentes em cada etapa do ciclo, com sua vantagens e desvantagens;
  • Os lucros variam de acordo com cada etapa do ciclo;
  • Devem ser adotadas estratégias diferentes de marketing, finanças, produção, etc em cada etapa do ciclo.
O ciclo de vida dos produtos é composto por quatro etapas clássicas:
  • Nascimento;
  • Crescimento;
  • Maturação;
  • Declínio.
É primordial escrever em que fase do ciclo de vida o produto se encontra, pois esta informação é que norteará as estratégias do plano de marketing.

1. Nascimento 

Também conhecida por etapa introdutória, representa o lançamento de um produto, e os esforços voltam-se para a promoção da marca.
Nesta fase, o crescimento ocorre muitas vezes de maneira lenta e o lucro é mínimo em virtude dos gastos iniciais.
     
2. Crescimento

É notado pelo aumento no volume de vendas e, junto com este, cresce a concorrência.
O produto passa a sofrer um aumento de demanda e, consequentemente, dos lucros, que cobrem os gastos iniciais. A matriz produto-mercado de Ansoff geralmente é utilizada nesta fase.

    


3. Maturidade

Etapa em que o produto sofre uma desaceleração das vendas, pois grande parte do 
público-alvo já o consome.
O lucro sofre uma estabilidade, pois a preocupação com a concorrência aumenta os gatos com a propaganda e, em alguns casos, faz reduzir o preço do produto.


4. Declínio 

É a fase em que, em virtude da queda nas vendas os lucros desaparecem.
Isso ocorre devido à diversos fatores como avanços tecnológicos, mudanças de gostos ou aumento da concorrência. Com isso, a empresa acaba optando por retirar o produto da linha.


Estágios do Ciclo de Vida dos Produtos


   



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