sábado, 31 de outubro de 2015

As Características do Indivíduo



Mostrar como é possível caracterizar o resultado da história do indivíduo

Pensamentos Matinais

Sinto uma estranha dor de estômago; já uma vez, quando experimentei sensação igual, estava com fome.. Portanto, devo estar com fome. Quem está com fome deve comer alguma coisa. Quem precisa comer alguma coisa apressadamente deve procura algo que possa ser preparado e servido em instantes. Penso no bar que está perto e nas seguintes possibilidades:

1. Leite: - Não. Muito sem gosto.
2. Guaraná: - Não. Não mata a fome.
3. Cerveja: - Não. Faz mal logo de manhã.
4. Pinga: - Não. Não sou bebum cara!
5. Milk-shake: - Sim. Bom gosto, mata a fome e não causa mal.

Peço. O garçom traz. Está geladinho. Bebo tudinho.
Não tenho dinheiro para pagar. Penso em algumas possibilidades:

1. Sair correndo: - Não. Dá muito na cara.
2. Esperar a distração: - Não. Não tenho tempo pra isso.
3. Pendurar a conta para o dia seguinte: - Não. Não tenho essa cara de pau.
4. Pedir para um colega pagar: - Não. Tenho vergonha.

Ah! Chegou o Celso que me deve 3 reais, trazendo a solução do problema.

Essa pequena história ilustra alguns aspectos relevantes relacionados à personalidade que são:



Necessidade: um déficit ou a manifestação de um desequilíbrio interno do indivíduo. Pode ser satisfeita,frustada (permanecer no organismo) ou compensada (transferida para outro objeto). A necessidade surge quando se rompe o estado de equilíbrio do organismo, causando um estado de tensão, insatisfação, desconforto e desequilíbrio.

Abraham Maslow, psicólogo americano, classifica as necessidades em primárias (fisiológicas e de segurança) e secundárias (sociais, de estima e de auto-realização). Segundo o autor, há uma hierarquia de necessidades: as pessoas procurarão primeiro satisfazer as necessidades básicas (alimento, habitação) antes de outras de ordem mais elevada. Esta hierarquia compreende as seguintes categorias:




Conhecimento: representa aquilo que as pessoas sabem a respeito de si mesmas e sobre o ambiente que as rodeia. O conhecimento é profundamente influenciado pelo ambiente físico e social, pela estrutura e processos fisiológicos e pelas necessidades e experiências anteriores de cada ser humano. A experiência faz parte desse grupo, pois é o conhecimento estruturado através da observação e prática.
O conjunto de conhecimentos é resultante de processos de aprendizagem que ocorrem através do tempo. Ele se modifica permanentemente e gera mudanças no comportamento do indivíduo.

A modo de ilustração, considere a seguinte afirmação:

Quando Alice voltava do shopping com um balão, a freada de um carro a assustou e o balão escapou da sua mão em direção ao céu.

Para analisar o conteúdo desta afirmação, é preciso uma ampla gama de conhecimentos. Eles permitem fazer uma série de deduções. Pode-se supor, por exemplo, que Alice é uma criança, que no shopping há vendedores de balão, que Alice caminhava na rua, que estava desatenta, que a freada de um carro pode produzir barulho, que havia um cordão segurando o balão, que o balão é mais leve que o ar etc. etc.
Em suma, é incrível a quantidade de conhecimentos que as pessoas utilizam em cada instante das suas vidas.

Habilidade: facilidade para utilizar as capacidades. Manifesta-se através de ações executadas a partir do conhecimento que o indivíduo possui por já ter vivido situações similares. . À medida que se pratica ou enfrenta repetidamente uma determinada situação, a resposta que a pessoa emite vai se incorporando ao sistema cognitivo.

Além de incorporar a resposta, o indivíduo pode incorporar o método utilizado para emitir a resposta. Dessa forma, ele terá adquirido uma outra habilidade que poderá utilizar para enfrentar situações diversas.
Quando se desenvolve uma habilidade, acrescenta-se algo novo ao sistema psicológico. Uma habilidade é composta de reações condicionadas, memorizações e respostas selecionadas. Porém, esse conjunto imprime características próprias e inconfundíveis à mesma habilidade.


            

Um exemplo que ilustra esta situação é o caso do jogador de xadrez. Quando este inicia a prática do jogo, terá de aprender como se movimenta cada peça e o objetivo do jogo (aquisição de conhecimento). A prática permanente do xadrez fará que armazene uma série de estratégias (sequências de conhecimentos) que o torna um hábil jogador. Entretanto, o método que ele utilizou para descobrir aquelas sequências poderá ser empregado em outras situações que não o xadrez, podendo, por exemplo, torná-lo um hábil estrategista.

Valores: entendidos como um conjunto de crenças, preferências, aversões, predisposições internas e julgamentos que caracterizam a visão de mundo do indivíduo. Constituem-se em um dos aspectos culturais que mais contribuem para o desenvolvimento das características individuais.
Os valores apresentam-se organizados em uma hierarquia diferenciada para cada indivíduo; haverá valores prioritários em relação aos outros.
Podem ser agrupados nas seguintes categorias: existenciais, estéticos, intelectuais, moriais e éticos, religiosos. Servirão à pessoa como orientação na busca por seu objetivo.




Um exemplo para ilustrar a hierarquia de valores é o caso dos Sobreviventes dos Andes. Trata-se de um time de futebol que quando viaja para participar de um torneio, o avião que os transportava caiu na Cordilheira dos Andes. Os sobreviventes permaneceram isolados durante um longo período. O lugar onde ficaram era inacessível e as condições climáticas bastante rigorosas. Inicialmente, para sobreviver, o grupo consumiu os alimentos que pôde encontrar nos destroços do avião. Quando estes alimentos acabaram, passaram por um período de abstinência alimentar, estimulados principalmente, pelos valores morais e religiosos. À medida que o tempo passava, a fome aumentava e a hierarquia de valores foi se modificando. Os valores existenciais e intelectuais foram, gradativamente, ocupando uma posição superior. O resultado final foi a prática de antropofagia. A questão da sobrevivência inverteu radicalmente os valores.
Há que destacar neste caso que, uma vez resgatados da Cordilheira e de volta ao convívio com a sociedade, houve um retorno à hierarquia anterior, embora com algumas modificações, sobretudo pelo reforço dos valores religiosos.

       
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário