O homem sempre foi um ser social e interativo, sendo praticamente impossível viver isolado. Para sua sobrevivência, é necessário o relacionamento com outros semelhantes. Para conseguirem seus objetivos, formam organizações.
Nas organizações eles crescem, compartilham e divergem de opiniões, debatem, interagem, dividem sucessos ou fracassos, se divertem, etc.
A Organização é um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas. A organização só existe quando há cooperação entre as pessoas. As organizações influenciam na vida dos indivíduos: comportamento, alimentação, vestuário, valores, expectativas, crenças, etc.
Uma organização só existe quando as pessoas:
A Organização é um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas. A organização só existe quando há cooperação entre as pessoas. As organizações influenciam na vida dos indivíduos: comportamento, alimentação, vestuário, valores, expectativas, crenças, etc.
Uma organização só existe quando as pessoas:
- Comunicam-se;
- Tem disposição para contribuir com ação conjunta;
- Tem como finalidade alcançarem um objetivo comum.
As organizações influenciam na vida dos indivíduos, da mesma maneira, os participantes influenciam nas organizações no:
- Comportamento;
- Alimentação;
- Vestuário;
- Valores;
- Expectativas;
- Crenças
- Etc.
As organizações passam por mudanças e transformações constantes:
- Novas e diferentes tecnologias;
- Avanço nos produtos ou serviços;
- Mudando o comportamento das pessoas;
- Mudando seus processos internos.
Durante o século XX, as organizações passaram por três fases distintas:
1ª A Era da Industrialização Clássica
2ª A Era da Industrialização Neoclássica
3ª A Era da Informação
Todas apresentaram estruturas organizacionais diferentes, bem como o ambiente, a cultura e a forma de gestão com as pessoas. A concepção de ser humano foi mudada ao longo dessas fases, de modo que o tratamento dirigido aos colaboradores centrou-se no indivíduo e no trabalho em equipe.
Industrialização Clássica 1900 - 1950
Estrutura Organizacional Predominante
- Funcional;
- Burocrática;
- Piramidal;
- Centralizada;
- Rígida;
- Inflexível;
- Ênfase nos órgãos
Cultura Organizacional
- Teoria X;
- Foco no passado, nas tradições e nos valores;
- Ênfase na manutenção do status;
- Valor à experiência anterior.
Ambiente Organizacional
Estático, previsível, poucas e gradativas mudanças. Poucos desafios ambientais.
Modo de Lidar com as Pessoas
Pessoas como fatores de produção inerte e estático, sujeito a regras e regulamentos rígidos para serem controlados.
O trabalhador é visto apenas como mais um recurso.
Denominação
Relações Industriais
Industrialização Neoclássica 1950 - 1990
Estrutura Organizacional Predominante
Matricial enfatizando departamentalização por produtos/serviços ou unidades estratégicas.
Cultura Organizacional
- Transição;
- Foco no presente e no atual;
- Ênfase na adaptação ao ambiente.
Ambiente Organizacional
Intensificação das mudanças e com maior velocidade.
Modo de Lidar com as Pessoas
Pessoas com recursos organizacionais que precisam de administração. Valorização do Intelecto.
Denominação
Administração de Recursos Humanos.
Era da Informação (Pós 1990)
Estrutura Organizacional Predominante
- Flexível;
- Totalmente descentralizada;
- Redes de equipes multifuncionais.
Cultura Organizacional
- Teoria Y;
- Foco no futuro destino;
- Ênfase na mudança e na inovação;
- Valor ao conhecimento e à criatividade.
Ambiente Organizacional
Mutável, imprevisível, turbulento, com grandes e intensas mudanças.
Modo de Lidar com as Pessoas
Profissionais vistos como pessoas proativas, dotados de inteligência e habilidades e que devem ser impulsionados.
O trabalhador passa a ser um parceiro da organização.
Denominação
Gestão de Pessoas
Na Era da Informação, as organizações passaram a perceber como seu grande diferencial as pessoas com os seus conhecimentos e habilidades.
Os seres humanos passaram a ser vistos como seres dotados de inteligência, conhecimentos, habilidades, personalidades, aspirações, percepções, sentimentos, experiências, etc.
Surge então a gestão de pessoas. O "tesouro" da organização passou a ser o capital intelectual. E este, está na cabeça das pessoas.
Mostra que a ponta visível da empresa é apenas um sinal de tudo que a sustenta e garante o seu lugar no mercado. O capital intelectual (as pessoas) é que fazem a organização se destacar. As pessoas são responsáveis pelo seu sucesso e crescimento no segmento de atuação.
As organizações somente existem porque os indivíduos que estão dentro delas têm objetivos comuns, os quais somente podem ser atingidos por meio da atividade organizada.
À medida que crescem, as organizações desenvolvem seus próprios objetivos e vão buscando sua independência, muitas vezes divergindo com os objetivos dos seus participantes.
1. Proporcionar a satisfação das necessidades de bem e dos serviços da sociedade;
2. Proporcionar o emprego produtivo para todos os fatores de produção;
3. Aumentar o bem-estar da sociedade através do uso econômico dos fatores e recursos;
4. Proporcionar um retorno justo dos fatores de entrada;
5. Proporcionar um clima propício para que as pessoas possam satisfazer suas necessidades.
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