quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Comunicação Efetiva


"Se você parte da ideia de que a equipe trabalha melhor se for pressionada, desista de ter uma boa comunicação: passarinho não canta enquanto o gato está olhando".
Júlio Ribeiro

Possibilitar uma forma efetiva de comunicação

Na biologia, não há espaço para estudar qualquer organismo isolado do seu meio ambiente. Um organismo, para sobreviver, precisa obter, além das substâncias necessárias ao seu metabolismo, as informações  corretas sobre o mundo que o cerca. Portanto, a comunicação e a possibilidade de existir caminham sempre juntas.
Os efeitos do ambiente chegam ao organismo em forma de instrução e estas são decodificadas da melhor maneira possível. Do mesmo jeito, as reações do organismo afetam diretamente o ambiente, ou seja, todo o tempo acontecem interações entre o organismo e o meio.
Podemos considerar que, no que se refere a seres humanos, essa interação é altamente complexa, porque ela não se dá somente com outros seres humanos, mas com todos os organismos existentes.

Interação entre as pessoas

Vamos enfocar a interação entre os seres humanos, na qual a comunicação é o grande veículo.
A comunicação pode ser verbal e não-verbal. Estudiosos afirmam que é impossível não se comunicar; até o silêncio é uma forma de comunicar que não se quer comunicar. E a comunicação não só transmite informação, mas, ao mesmo tempo, impõe um comportamento.
Em toda comunicação, há uma mensagem que transmite alguma informação. Isso pode ser considerado o conteúdo da comunicação, independentemente de ser falso ou verdadeiro. A este conteúdo, é dada uma forma para chegar até aquele que recebe a comunicação.
Os conflitos da comunicação se dão principalmente em função da forma da comunicação.

A comunicação é clara e flui continuamente quando o emissor envia um estímulo positivo e o receptor, da mesma forma positiva, envia a resposta.



               
Se você emite um estímulo positivo e a resposta é negativa, cabe a você a responsabilidade de entrar no convite da negatividade ou insistir na positividade.




Se você emitir um estímulo negativo, o outro poderá responder negativamente e ambos ficarão mal.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário