quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Plano de Negócios

Todo negócio começa com uma ideia independente de qual ela seja e para que consigamos obter sucesso nessa empreitada faz-se necessária a elaboração de um plano de negócios bem concebido de forma a ajudar a transformar essa ideia em realidade, ou seja, colocar em prática efetivamente aquilo que foi vislumbrado.
A relevância de se criar um plano de negócio está relacionada com o propósito de se criar uma ferramenta administrativa essencial para a gestão do negócio tanto para o presente, quanto para o futuro.
Portanto o "Plano de Negócios" não deve ser considerado com objetivo único de se obter financiamento, mas sim, como instrumento gerencial fundamental para a administração da organização e seus respectivos resultados.

Caracterizando de plano de negócios 

  • Descreve e analisa minuciosamente o negócio em particular;
  • Fornece informações detalhadas e completas sobre plano de negócios a médio e longo prazo;
  • Oferece uma somatória de informações que irão auxiliar tanto os atuais, quanto os potenciais investidores a conhecer e se aprofundar no negócio;
  • Propiciar aos investidores subsídios necessários para que estes sejam capazes de entender os pontos fortes e fracos do negócio, identificando inclusive o potencial atual do mesmo.

Vantagens de se criar planos de negócios


  • Oferece dados precisos para obtenção de financiamentos;
  • Identifica claramente os pontos fortes e fracos do negócio;
  • Apresenta detalhes sobre o negócio apresentado inclusive um estudo comparativo entre o passado, presente e futuro (projeção);
  • Fornece projeções detalhadas sobre a organização;
  • Subsidia na análise dos aspectos financeiros envolvidos no início ou na expansão do negócio;
  • Oferecem diretrizes para desenvolver e concretizar o negócio com sucesso;
  • Subsidia a definição de metas de curto e longo prazo, incluindo a definição de objetivos claros;
  • Fornece respostas para análise de potenciais investidores
  • Oferece um volume de informações necessárias para que os prováveis investidores possam determinar se a empresa vai de encontro às expectativas de investimentos dos mesmos;
  • Provê um cronograma e indicadores financeiros para que as empresas possam comparar seus resultados reais;
  • Fortalece a importância de manter o foco do negócio;
  • Aumenta significativamente a possibilidade de sucesso da organização.

É importante ressaltar que a abrangência e a exatidão de um plano de negócios possibilitarão a obtenção de financiamentos através de novos investidores (acionistas), ou mesmo via sistema financeiro.

Questões básicas que norteiam um Plano de Negócios

Para o desenvolvimento de um plano de negócios é fundamental atentar-se para algumas questões que nos ajudarão a identificar e compreender o ambiente em que estamos adentrando, são elas:

a) Quais são os pontos fortes e os pontos fracos da empresa?

b) Qual é o conceito geral do negócio, ou seja, qual é o setor de atuação?


  • Manufatureiro;
  • Varejista;
  • Serviços.

c) Qual é a situação atual?


Neste momento é recomendável desenvolver um panorama da operação do negócio como foco no ambiente competitivo, pois assim teremos maior segurança tanto para a escolha das melhores estratégias, como para tomada de decisões.

d) Qual é a situação financeira atual?

  • Com relação a produtos e/ou serviços: O que será oferecido o cliente?
  • Com relação à análise das operações: Como funcionará a infraestrutura da empresa?

Conclusão 


Um plano de negócios deve apresentar um sumário executivo, onde serão retratados todos os pontos relevantes que irão viabilizar a análise por parte dos executivos e de investidores (potenciais); para tanto este sumário necessariamente deverá apresentar os seguintes pontos:

Informações Financeiras 

  • Qual é o potencial de rentabilidade;
  • Quais são as projeções de vendas.

Potencial de Crescimento


  • Qual a qualificação necessária para os funcionários;
  • Quais são os produtos ou serviços oferecidos.

Lembre-se: O sumário executivo, precisa ser capaz de vender o plano, para que seja despertado o interesse nos executivos e investidores potenciais, para a leitura e compreensão do "plano de negócios" na íntegra.


Tipos de Modelo de Gestão 

A gestão deve ser feita de forma que o administrador, através dos recursos que forem disponibilizados, faça com que a empresa alcance seus objetivos e atenda as necessidades de seus clientes internos e externos.
Com uma maior busca pelos produtos e serviços seguros e a entrada de novas tecnologias na produção de muitas organizações, pareceu necessário alterar a forma de gestão, e esta evolução perpassa por algumas etapas que estão ligadas a alguns "níveis de complexidade". 

  • O primeiro nível de complexidade é o foco no produto, em que as empresas estavam com seus esforços direcionados ao produto, não se preocupando com a questão da qualidade.
  • O segundo nível de complexidade trata do foco no processo, ou seja, o crescimento da produção fez com que o método de controle da qualidade adotado por Taylor se tornasse obsoleto e caro. Walter Shewhart utilizou como ferramenta a estatística para detectar as falhas na produção e chegar assim às possíveis causas.
  • O terceiro nível de complexidade, foco no sistema, foi discutido analisando que durante a Segunda Grande Guerra a prioridade de produção era de materiais bélicos.

Com o fim dos combates, as empresas precisavam suprir as necessidades e com isto começaram uma fabricação acelerada de produtos, e que, na maioria das vezes, apresentavam-se com má qualidade.
Com a entrada de empresas de pequeno porte no mercado que buscavam competir com grandes fornecedores, a fabricação se tornou ainda mais carente de qualidade, gerando assim uma grande "onda de insatisfação" por parte do cliente além do retrabalho de muitas empresas para solucionar problemas de produtos de má qualidade.
Isto fez surgir os primeiros processos de controle de qualidade, visando minimizar os custos com retrabalho e o índice de insatisfação, com a adoção do controle da qualidade, o produto deveria ser inspecionado desde o início de sua fabricação até o pós venda.


  • O quarto nível de complexidade, foco no negócio. muitas empresas buscaram estratégias para manter seus clientes, a busca pela constante melhoria na qualidade dos produtos é um ponto forte de empresas que buscam competitividade no mercado, pois a qualidade tem que vir desde o início do processo de produção.

A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência), e significa aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço a outro.
A tarefa da Administração é interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais eficiente e eficaz.     

  

          
           
            

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