sábado, 24 de outubro de 2015

Autonomia


"A melhor maneira de predizer o futuro é criá-lo".
Peter Drucker


Proporcionar ao indivíduo entrar em contato com seu poder de criar a própria realidade

Desde que nascemos, já recebemos papéis para desempenhar: menino(a); brasileiro(a), técnico(a), advogado(a), médico(a) etc., e acabamos misturando tudo, não sabendo mais que é o ator. É fundamental não perdermos a consciência da nossa individualidade, percebendo que agimos em determinados momentos com os nossos papéis: filho(a), irmão(ã), amigo(a), estudante. Mas o ator é muito mais do que isto.
Conhecer bem a sua "casa interior", sentir que ela é o seu "porto", que você pode ir e vir com liberdade para desempenhar seus papéis quando necessário, é fundamental para você manter contato consigo mesmo, independentemente de tudo mais.
Este ir e vir consciente o fortalece cada vez mais, e o inverso acontece quando você entra e sai, sem saber quando está saindo, quando está entrando, vivendo dessa forma desorganizadamente. 

Onde há poder, há ordem; onde há fraqueza, há caos.

Os conceitos de dependência e independência têm estado presentes nas frequentes discussões sobre a maneira mais saudável de o indivíduo estar em relação ao outro.
Chega-se à conclusão que a dependência impede que o indivíduo desenvolva as suas capacidades como um todo e entre em contato com a sua força. A independência, por sua vez, é irreal, pois necessitamos do outro como fonte de estimulo para o nosso equilíbrio e crescimento emocional.
Hoje sugere-se que a verdadeira relação entre as pessoas, na qual se torna possível suprir muitas necessidades psicológicas, é a interdependência.

No que se constitui a interdependência?

Na complementaridade, na soma de qualidades e limitações, em que duas pessoas, em um movimento de flexibilidade e saúde, amparam-se, respeitam-se, cuidam-se, admiram-se e crescem mutuamente.
Flexibilidade e saúde significam alternâncias de papéis, em que cada qual, em determinado momento, comparece, com seu potencial e a sua beleza única, construindo um terceiro espaço, chamado relação, cuja proposta maior é evoluir e ser feliz.

               

Nenhum comentário:

Postar um comentário