quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Empregabilidade: O Desafio do Fim do Emprego


"O que cria um verdadeiro empreendedor é a sua competência para intuir, imaginar, farejar um novo negócio. É necessário saber o que as pessoas vão precisar, antes que elas mesmas saibam".
Roberto Shinyashiki

Propiciar informações e debates sobre a importância do indivíduo empregar-se a si mesmo, desenvolvendo novas habilidades

Como anda o seu Patrimônio Profissional? Você já se fez essa importante pergunta?
Responder a essa pergunta pode significar o seu futuro sucesso ou fracasso na vida profissional.
Mudanças se processaram e outras virão com certeza, entre elas o engajamento e a redução de quadros.
Segundo peritos, estamos vivendo um momento tão ou mais significativo quanto a Revolução Industrial. Está havendo uma grande inversão na ordem até então estabelecida. Estamos por presenciar o fim do emprego.

O que isso significa? Quais são as consequências? Será um problema social?

Muito mais do que isso, será um problema existencial. O indivíduo será demitido não por incompetência, mas porque a sua função deixou de existir. O que ele sabia fazer, e o que fez durante quinze ou vinte anos, não existe mais.
Hoje nas metalúrgicas da Europa, já não existe mais a função de soldador. Os robôs fazem isto. Mais próximo de nós, o Brasil, após várias demissões, ainda tem 600 mil bancários e este número será reduzido, em um ano, a 200 mil. A automação vai substituir o Caixa, e esta função vai deixar de existir. E quantas outras profissões virão no seguimento e não existirão mais?      
Mais do que posição, título e cargo, sua empregabilidade representa seu bem mais valioso.

O que é empregabilidade?

É o conjunto das suas habilidades, conhecimentos e capacitações que determinará se você será mantido na organização ou terá de buscar oportunidades fora. É aprimorar os seus talentos.
O fenômeno é mundial. A revista Fortune diz que o profissional do novo século será o Gerente de Projeto - aquele que traduz em ação as atuações dos demais funcionários da empresa.
Conceitos como função, atividades e resultados são a chave da moderna empregabilidade. Hoje, o mercado tem de ser olhado pelo profissional como um conjunto de oportunidades de trabalho.
Terá mais oportunidade aquele que tiver coragem de empresariar a sim mesmo, de vender sua competência, de investir em cursos de atualização, na sua própria reciclagem.

         
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário