terça-feira, 6 de outubro de 2015

Conceito do Ciclo de Deming (PDCA) - Planejar, Realizar, Controlar e Agir

A inclusão do "ciclo PDCA" foi de grande auxílio na gestão, e seu relacionamento com o MEG (Modelo de Excelência de Gestão) pode ter garantido uma importante ajuda para o processo de melhoria continua.
O ciclo PDCA e o MEG estão relacionados de forma que a etapa de planejamento (P) está ligada ao cliente que é onde a organização deve focar os esforços para a manutenção dos mesmos e alcançar suas necessidades atendidas de acordo com a legislação e de forma ética, tanto com as pessoas como o meio ambiente.
A liderança busca de forma analítica a melhoria dos processos e toma atitudes quando necessário para que estes processos sejam seguidos de forma a garantir a excelência da empresa e estratégias e planos que são realizados pelos líderes fazendo com que a organização busque uma maior competitividade.
A etapa de execução (D) refere-se as pessoas que devem ser motivadas a realizar as tarefas que consolidem um ambiente de excelência e processos, que são utilizados para definir bem as políticas de fidelização de clientes e controle de fornecedores.
Na etapa de controle (C) estão os resultados, que são obtidos através de pesquisas internas e externas de mercado, avaliações financeiras e políticas entre outras, enquanto a ultima etapa do ciclo que se refere à Ação (A)  e se com as informações e conhecimentos que são utilizados novamente na organização em busca de melhorias nos processos.
Através da adoção do Ciclo PDCA e do Modelo de Excelência na gestão as empresas podem ter garantido uma importante ajuda no Processo de Melhoria Continua.
Para isto seria necessário uma ferramenta capaz de analisar os dados coletados e através de análises detalhadas evitarem que problemas que aconteceram fossem reincidentes.
Por outro lado existem as atitudes de prevenção, que ao contrário das atitudes de correção buscam evitar que um problema volte a acontecer, já a prevenção busca evitar que ele aconteça uma primeira vez. 
Todas estas ações estão relacionadas com que está acontecendo ou que vai acontecer na organização, por isso a importância em se manter o controle da gestão e das informações para adotar uma atitude preditiva, ou seja, a empresa com as informações corretas consegue antever o que está para acontecer e assim toma decisões que evitem fatos não esperados.   


             

Nenhum comentário:

Postar um comentário