sexta-feira, 9 de outubro de 2015

O Comportamento Humano e Organizacional

O que é comportamento?

Ações que um organismo faz, englobando ações diretamente observáveis.
O interesse em estudar o comportamento é desde a infância, pois as crianças observam os adultos e tentam interpretar e copiar suas ações, frases, costumes, posturas, manias, etc.


  

As pessoas sempre tentam entender o comportamento das outras, surgindo hipóteses, correlações, previsões e abordagens para justificar o que pensamos dos outros. Os seres humanos são diferentes e não reagem de forma igual às diversas situações. Nossa tendência é generalizar o comportamento das pessoas.
Teóricos e estudiosos do comportamento humano apontam que existem muitas consistências fundamentais que justificam o comportamento dos indivíduos.
Identificadas, são modificadas a fim de refletir que as diferenças individuais é que possibilitam ao homem se unir em grupos e a viver em sociedade.

O que é organização?

Segundo Maximiano (2002) é a combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa.

Comportamento Organizacional

São os estudos do comportamento humano nos locais de trabalho, a interação das pessoas participantes, os empregados e a própria organização empregadora. 
Como as pessoas se diferem uma das outras, comportamento individual afeta o desempenho delas e da organização.


     Estudar o comportamento organizacional oferece:

  • Desafios e oportunidades aos gestores;
  • Mostra as diferenças dos colaboradores;
  • Ajuda a perceber o valor da diversidade de mão-de-obra;
  • Práticas a serem mudadas de acordo com o contexto, segmento e a cultura das organizações;
  • Estimular a inovação e a criatividade;
  • Desenvolver um ambiente de trabalho eticamente saudável;
  • Proporcionar colaboradores e gestores satisfeitos e motivados;
  • Entendimentos específicos para aperfeiçoar as habilidades humanas do gestor.

Disciplinas que Contribuem para o Estudo do Comportamento Organizacional


Psicologia

Ciência que mede, explica e modifica o comportamento dos seres humanos e dos animais. Os psicólogos dedicam-se ao estudo e à tentativa de compreensão do comportamento individual.

Sociologia

Foco no sistema social no qual os indivíduos desempenham seus papéis. Destaca-se pelo estudo do comportamento dos grupos dentro das organizações, especialmente aquelas formais e complexas, investigando a dinâmica de grupo, equipes de trabalho, a cultura organizacional, a teoria e a estrutura da organização formal, a tecnologia organizacional e as dimensões do poder, comunicação e conflitos.

Psicologia Social

Tem como foco a influência de um indivíduo sobre o outro. Dos temas que estuda, o de grande interesse é a mudança e seus processos, a resistência, a aceitação e como o comportamento individual afeta a dinâmica da organização. Também contribui para as pesquisas que identificam entendimento e mudança de atitudes: padrões de comunicação, as formas pelas quais as atividades em grupo podem satisfazer as necessidades individuais; e o processo decisório.

Antropologia

Estudam as sociedades para compreender os seres humanos nas mais diferentes interações. O interesse sobre culturas e ambientes, facilita a compreensão das diferenças entre valores, atitudes e comportamentos fundamentais entre povos de diferentes países ou de pessoas em diferentes organizações.

Ciências Políticas 

Estudam o comportamento dos indivíduos e dos grupos dentro de um ambiente político, tendo como tópicos específicos temas como: a estruturação de conflitos, a alocação de poder e sua manipulação quando estão em jogo os interesses individuais.

Economia

Estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. As formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las.    

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário