domingo, 18 de outubro de 2015

Patologias Organizacionais

Segundo Bergamini, há patologias ligadas à motivação que afetam a dinâmica de comportamento dos indivíduos. Ao sentir-se ameaçado, eles buscam se protegerem, mas de forma irracional, estabelecendo uma interação não satisfatória com o seu meio ambiente.
Quando a disfunção comportamental se manifesta por meio dos gestores da organização, a consequência reflete-se em todos os demais níveis hierárquicos inferiores. Assim com classificamos as pessoas pelo seu comportamento da mesma forma podemos classificar as organizações.
Bergamini classifica as patologias organizacionais a partir de seus sinais típicos manifestados nos procedimentos administrativos adotados por essas organizações doentes.

São elas:

1. Organização Paranoicas 




Ênfase excessiva nos sistemas de controle e informação como estratégia defensiva às ameaças que rondam o ambiente interno e externo à empresa.
Os administradores adotam condutas de suspeita constante, desconfiando e duvidando de todos, e dos acontecimentos dentro e fora da organização.
Características: As decisões são lentas após a análise criteriosa e exaustiva, impedindo o desenvolvimento de novas estratégias administrativas.
Ambiente Organizacional (Desmotivação): O clima interno é frio, impessoal, com indivíduos sem espontaneidade, com comportamentos defensivos e pouca criatividade, com centralização de poder, clima de controle intenso e conservadorismo.  

2. Organização Compulsiva




Os dirigentes priorizam a preocupação com as ameaças internas e externas, por meio de um conjunto de rituais defensivos.
Há muito controle e planejamento para monitorar de forma rígida as operações internas, como produção custos e a programação das atividades individuais.
Características: Resistentes às mudanças pois são vistas como ameaças, predominando uma preocupação excessiva e perfeccionista sobre detalhes irrelevantes.
Ambiente Organizacional (Desmotivação): Um grande receio e medo de que sejam cometidos erros por desvio ao regulamento tradicionalmente estabelecido, levando à perda do vínculo com a realidade empresarial vigente.

3. Organização Teatral


   
  
Também conhecida como dramática ou histérica pelo fato de sempre encenarem suas formas administrativas.
Preocupação em aparecer em noticiários, ter ibope, com comportamento aventureiro, por estarem despreocupadas com os perigos e ameaças que possa sofrer.
Características: As atitudes e decisões são feitas com audácia, risco e diversificação, tendo como estratégia organizacional um narcisismo exagerado do seu dirigente, sem temer qualquer ameaça. O desafio, a audácia e os riscos à inovação são temas preferidos que impulsionam seus membros.
Ambiente Organizacional (Desmotivação): As pessoas inseridas sentem-se relegadas a segundo plano, podendo, por isso, alimentar um rancor silencioso, mas não tendo coragem de confessá-lo. Todos sentem que no fundo estão se prestando a farsas que só engrandecem a personalidade da figura que ocupa o topo da organização.

4. Organização Depressiva 



Bastante fechada em si, com clima de passividade que expressa a dificuldade de resolução de problemas e tomada de decisões.
Todo funcionamento organizacional está voltado para os processos produtivos totalmente automatizados e de estrutura burocrática.
Características: As rotinas de trabalho são cumpridas a todo sacrifício, além do respeito extremo das regras e normas institucionais. A direção tem o papel de "guardião", impedindo a autonomia e liberdade de expressão dos funcionários. Priorizam a autoridade hierárquica e não a competência pessoal. Não há valorização.pessoal.
Ambiente Organizacional (Desmotivação): Clima constante de apatia e impotência em todos os membros com falta de interesse, motivação e insatisfação pessoal.

5. Organização Esquizóide



     
  É desintegrada, de difícil identificação de liderança.


Internamente existe um verdadeiro campo de batalha, onde os indivíduos são motivados pela ambição pessoal e também pela busca de satisfação dos próprios interesses e motivações carreiristas.       
Características: As informações são utilizadas como fonte de poder, e muitos administradores impedem o fluxo delas das quais a organização depende.
Ambiente Organizacional (Desmotivação): O trabalho em equipe é praticamente nulo, sem compartilhamento de esforços ou cooperação, criando um clima de agressividade e hostilidade.
Nesse sentido, depois de um longo período de convivência com as desorganizações psíquicas acentuadas, se torna difícil para as empresas se tornarem produtivas, eficazes e criativas. Na caracterização e diagnóstico organizacional, o ambiente dessas organizações é problemático, exigindo um grande esforço de adaptação dos indivíduos e gerando um desgaste físico e psíquico.    


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário