domingo, 11 de outubro de 2015

Categorias de Análise do Comportamento Organizacional - 1ª Parte

As categorias de análise do comportamento organizacional afetam diretamente de modo negativo ou positivo no universo de trabalho.



São formadas por:

1. Personalidade e emoção;
2. Percepção;
3. Aprendizagem;
4. Atitudes;
5. Valores;
6. Inteligência;
7. Ética.

1. Personalidade e Emoção

Para Hitt, Miller e Colella, personalidade é: "o conjunto estável de características que representam propriedades internas de um indivíduo, as quais se refletem em tendências comportamentais em uma variedade de situações".


  
Personalidade é conceituada pela Psicologia como: "O processo de crescimento e o desenvolvimento psicológico do indivíduo".
Determina os padrões de pensar, sentir e agir das pessoas, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. Dizer que uma pessoa não tem personalidade é errado.
A personalidade e as emoções podem interferir intensamente no comportamento do trabalho e nas decisões tomadas.



É importante que o gestor possua uma alta inteligência emocional.

Ele deve ter condições de fazer uso de forma inteligente de suas emoções para realizar seu trabalho de maneira mais eficaz e com maior capacidade para tornar as melhores decisões.
A inteligência emocional consiste em: "Uma série de capacidades, habilidades e competências não cognitivas que influenciam a capacitação de uma pessoa em lidar com sucesso, com as demandas e as pressões do ambiente".
A inteligência emocional pode exercer um papel importante no desempenho do trabalho.

Fazem parte da inteligência emocional:

a) Autoconsciência

Capacidade de ter consciência dos próprios sentimentos.

b) Autogerenciamento

Capacidade de administrar as próprias emoções.

c) Automotivação

Capacidade de persistir diante de fracassos e dificuldades.

d) Empatia

Capacidade de perceber o que os outros estão sentindo.

e) Habilidades Sociais

Capacidade de lidar com as emoções de outras pessoas.

2. Percepção

Processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais com a finalidade de dar sentido ao ambiente em que vivem. 


As pesquisas sobre percepção demonstram que pessoas diferentes podem perceber uma mesma coisa de maneiras diferentes.

Por que as pessoas olham uma mesma coisa e cada uma delas, a vê de maneira diferente?




Alguns fatores básicos podem determinar ou distorcer a percepção. Esses fatores podem estar no observador, no objeto percebido e na situação.
As pessoas tem por hábito julgarem as outras e os fatos. Este tipo de comportamento é presente em qualquer área da vida, nos grupos, e principalmente nas organizações.
O gestor deve observar e compreender a forma como os funcionários percebem:

  • O próprio trabalho;
  • As práticas de gestão;
  • Seus próprios colegas.

Se atentando a isso o gestor consegue analisar o impacto causado pela percepção no comportamento organizacional, uma vez que o comportamento das pessoas se baseia na percepção que elas têm da realidade e não na própria realidade.  

  
 3. Aprendizagem 




Ocorre apenas quando há mudança no comportamento, sendo um processo que sucede no decorrer da vida, permitindo que as pessoas possam adquirir alguma resposta nova que resulte em uma nova prática. Quando um colaborador se adapta a uma nova situação, principalmente devido a mudanças do ambiente, ele altera o seu comportamento para que esteja consistente com a nova situação. Para que haja mudanças nas organizações, as pessoas devem ter a capacidade de aprenderem. Uma nova aprendizagem é que resulta em novo comportamento. Para isso se faz necessário o treinamento e qualificação..



Ambientes rotineiros e metódicos tendem a tornar os profissionais desmotivados ou acomodados, resultando em baixa produtividade e alta rotatividade.

É preciso desenvolver nas pessoas:

a) Visão Estratégica: motiva o profissional a prever, de forma rápida, para onde o mercado caminha e assim direcionar sua carreira e ter um alto nível de adaptação.

b) Capacidade de Inovação: onde o foco deve ser na solução e não no problema e na liberdade para criar.
  
       

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