sábado, 10 de outubro de 2015

A Cultura Organizacional




O conceito de cultura organizacional é bem amplo e abarca diversos aspectos referentes aos comportamentos dentro do ambiente de trabalho. Para ZANELLI, BORGES-ANDRADE e BASTOS (2004), cultura organizacional é um conjunto de valores, normas e rituais que estão incluídos no modo como a empresa se comporta e como deseja que seus funcionários também o façam. Esse conjunto de aspectos é compartilhado por todos os membros da organização e diferencia uma organização das demais. É ela quem dá direção à empresa, ou seja, guia o modo como as pessoas devem se comportar.
A transmissão da cultura organizacional para os funcionários se dá através dos comportamentos dos fundadores da empresa ou de seus líderes. O fundador é a figura que maior exerce impacto em relação à cultura de sua empresa. Percebe-se que essa cultura é repassada para seus membros de modo que eles absorvam e se identifiquem com a mesma, fazendo com que assim eles a internalizem e se direcionem profissionalmente, dentro de uma determinada empresa, da forma como ela prega.
A cultura organizacional sofre influência ainda da cultura nacional ou regional, pois se faz importante levar em conta o contexto histórico e cultural em que a empresa está inserida. Essa influência é percebida nos relacionamentos nos padrões de conduta, na forma de administração, gerenciamento, dentre outros.  
A cultura organizacional pode ser forte ou fraca. As culturas fortes tem maior influência sobre o comportamento que esses indivíduos apresentam em relação aos seus empregos e funções, assim com à baixa frequência de faltas e ao aumento da produtividade de cada um. No entanto, a rigidez exagerada de uma cultura pode ser um obstáculo para mudanças, as quais são necessárias a uma empresa. Dessa forma, a cultura só é mantida até o momento em que atende aos objetivos da empresa.
Nesse sentido, a cultura não deve ser estática. Isso não quer dizer que ela tenha que mudar com frequência, porém, quando a mudança se faz necessária, com risco de maus desempenhos, ela deve estar aberta para a mesma e ter meios para se transformar. Contudo, a modificação da cultura de uma empresa é algo de difícil alcance, requerendo um longo processo de modificação e aceitação por parte de todos os membros. Essa aceitação pode ocorrer de forma demorada e complexa, haja vista que a cultura imprime nos funcionários a forma correta de como eles devem agir.
A mudança de cultura só se faz efetiva com a implantação de um novo modelo de liderança. Juntamente a isso, a mudança, para que seja bem vista inicialmente e para que favoreça o clima de mudança, deve fornecer aos seus colaboradores algo que traga benefícios ou vantagens. A ajuda dos colaboradores é importante, pois mudanças no comportamento geral da empresa não são efetivas sem mudança da cultura dos mesmos.



                          

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