sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Conflito e Negociação


"Todo problema traz em si a semente da sua solução".
Máxima Oriental

Desenvolver habilidades para negociar e resolver conflitos

Os conflitos costumam acontecer no nosso cotidiano, na família, no trabalho, na relação afetiva e com os amigos.
No que constitui um conflito? No choque de necessidades e valores pessoais entre as pessoas.
Há diversos níveis de conflitos, desde os mais leves e de fácil resolução até os mais complicados que geram tensão, agressão, rompimento e que necessitam de maturidade e estratégias para resolvê-los.
Levando-se em conta que vivemos constantemente em relações sociais, a habilidade em resolver conflitos é fundamental para uma convivência mais produtiva e harmoniosa.
Infelizmente, não nos ensinam as diversas formas possíveis de resolver conflitos. E saímos por aí despreparados, desinformados, acumulando conflitos não resolvidos, e com isso patrocinando nosso próprio mal-estar e infelicidade. O conflito mais difícil de ser resolvido é o conflito de valores, porque este inclui o que o indivíduo acredita.

O que ocasiona um conflito?

São as posturas individuais rígidas diante da situação conflitante. Se cada um se coloca de forma inflexível, priorizando a sua ideia como a única verdade, nunca haverá consenso nem a negociação.
Resolver um conflito significa não perder de vista o objetivo e direcionar todos os movimentos, ideias e criatividade em direção ao mesmo.
Negociação implica os participantes ouvirem uns aos outros, buscando o que pode ser utilizado para atingir o objetivo, flexibilizando sua postura individual (não necessariamente desacreditando no seu ponto de vista inicial) e, finalmente, construindo juntos uma terceira alternativa, atingindo dessa forma o objetivo original.
Todo ambiente, qualquer que seja, quando se torna palco de brigas internas, se enfraquece e diminui a sua capacidade de defender-se diante de algum adversário externo.
Em um conflito, a tendência é cada um achar que tem razão e toda a energia que poderia estar sendo produtiva e criativa é gasta apenas para derrubar os argumentos e posição contrários. Muitas vezes, uma das partes vence apenas por ser a mais forte, mas não necessariamente ser a melhor ideia, nem a mais criativa, nem a que vai gerar melhores resultados.
Aprender a resolver conflitos é estar disposto a rever seus próprios valores.

                

Nenhum comentário:

Postar um comentário