segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Como eu me posiciono no mundo



"Se você sempre faz como sempre fez, continuará obtendo o que sempre obteve".

Conscientizar-se da forma como o indivíduo se coloca no cotidiano.

Quem sou eu?

Esta é uma pergunta que pouco nos fazemos, pois quase nada sabemos para respondê-la.
Os conceitos e as informações que se seguem irão ajudá-lo a começar a responder a esta questão.
A Análise Transacional (A.T.), criada pelo Dr. Eric Berne, psiquiatra canadense, estuda os estados do Eu - comportamentos demonstrados no relacionamento e que compõem a estrutura da personalidade.

Dentro de cada um de nós, existem três "personagens" chamados Criança, Adulto e Pai.

  


Criança - Genética, emoções, intuição, espontaneidade, necessidades básicas.
Esse estado do Eu predomina quando você faz alguma coisa de que gosta. 






Adulto - Racional, lógico, analista, contato com a realidade externa, informações.
Analisa a realidade e se posiciona diante dela. Esse estado do Eu predomina sobre os outros quando você faz as coisas que lhe convêm. Por volta dos dois anos, você começou a estruturar o estado do Eu Adulto.







Pai - Normas, regras, valores, condutas.
É um depósito de condutas, normas que você ouviu dos adultos. Esse estado do Eu predomina sobre outros quando você faz as coisas que devem ser feitas. Por volta dos sete anos, você começou a estruturar o estado do Eu Pai.   






Você vai ver agora como a sua estrutura interna se manifesta nas suas relações. É a análise funcional. Essas manifestações acontecem ora de forma positiva, ora de forma negativa, dependendo das suas experiências e dos seus aprendizados infantis.

Conceito e Expressões Identificadoras


Pai Crítico Positivo - Firmeza, ordem, controle, limites:
"Você deverá fazer isso até segunda-feira, senão, teremos problemas".

Pai Crítico Negativo - Preconceito, autoritarismo, desqualificação, humilhação:
"Vai já lavar a cara e mudar de roupa".

  



Pai Nutritivo Positivo - Apoio, proteção, compreensão, crescimento:
"Se você precisar, procure-me".

Pai Nutritivo Negativo - Superproteção, dependência, desqualificação:
"Coitado. Deixe que eu o ajude".
  





Adulto - Não se subdivide, porque seus sinais de conduta são sempre os mesmos. Ele é positivo quando é ético e negativo quando não é ético:
"Sinceramente, eu entendo que ..."  





Criança Adaptada Submissa Positiva - Adapta-se, submete-se a situações que fazem sentido, beneficiando-se com isso:
"Vou estudar, porque não quero ficar de recuperação".

Criança Adaptada Submissa Negativa - Adapta-se, submete-se a situações que fazem sentido, prejudicando-se com isso:
"Vou trabalhar, até me mandarem parar".




Criança Rebelde Positiva - Discorda, opõe-se, confronta como forma de preservação física e emocional:
"Eu não vou fazer isso, porque você está querendo abusar".

Criança Rebelde Negativa - Discorda, provoca, desafia, mesmo quando não faz sentido:
"Que me importa? Não tenho vontade". 





Nenhum comentário:

Postar um comentário