sexta-feira, 30 de outubro de 2015

A Formação da Personalidade


Compreender que o comportamento do indivíduo é fruto da sua própria história 

Um fabricante de calçados enviou dois vendedores para uma região subdesenvolvida, a fim de avaliar as possibilidades de vendas.
O primeiro, após alguns dias de pesquisa, telegrafou:
- Mercado péssimo. Todos andam descalços.
O segundo, com idêntico levantamento, informou:
- Mercado promissor. Ninguém tem sapatos.
(Simonetti, 1993.)

É fácil reconhecer qual dos dois é um empreendedor.
Para se entender quais são as pessoas empreendedoras e a forma como se comportam, é importante conhecer alguns aspectos focalizados na Psicologia.
Inicialmente, é necessário aprender sobre a formação da personalidade.

Personalidade: é o conjunto de características psicológicas relativamente estáveis que influenciam a maneira pela qual o indivíduo interage com seu ambiente.

Assim, a forma como as pessoas se comportam e se relacionam com outras pessoas, objetos e situações depende das características da personalidade.
A formação da personalidade se dá a partir dos fatores hereditários que fazem parte do indivíduo desde a sua concepção. A eles acrescentam-se características construídas a partir das diferentes situações que os indivíduos vivenciam.

A relação do desenvolvimento do corpo e a personalidade

Da mesma maneira como o corpo humano desenvolve uma série de características físicas na sua evolução, a personalidade também. Tudo o que ocorre na vida de um indivíduo, desde o seu nascimento, influencia, em maior ou menor grau, a construção de características da personalidade. Por este motivo, costuma-se dizer que as pessoas são o resultado de sua história.
Fisicamente, o indivíduo se mantém e evolui na medida em que satisfaz suas necessidades fisiológicas. As pessoas comem ou bebem toda vez que o organismo manifesta uma necessidade de alimento ou líquido. Isto ocorre sempre que existe um déficit de substâncias em relação à demanda do organismo.
Portanto, as pessoas se desenvolvem fisicamente impulsionadas pela necessidade de satisfazer as exigências orgânicas (desequilíbrios).
Do ponto de vista psíquico, as pessoas se comportam da mesma forma: são impulsionadas por desequilíbrios relacionados a necessidades de ordem psicológica.

Como a personalidade começa a se formar

Nos primeiros dias de vida, o bebê busca a mãe para satisfazer a sua fome, uma necessidade fisiológica. Porém, toda vez que a mãe alimenta seu filho, vai desenvolvendo com ele uma relação afetiva que fará com que o bebê busque na mãe não somente o alimento mas também o complemento afetivo. O bebê está começando a desenvolver necessidades psicológicas que irão, no futuro, confirmar sua personalidade.
Por esta razão, os primeiros anos são decisivos para a vida psicológica do indivíduo. Nestes anos, serão formadas as principais características psíquicas a partir da relação da criança com os pais, objetos e, em geral, com o seu meio.
Particularmente, a relação com a mãe é de vital importância. A qualidade desta relação será determinante para a saúde mental do futuro adulto.





Nesta ilustração, a caixa d'água representa a criança, e o reservatório, a mãe. O mecanismo de controle do sistema (boia e torneira) identifica o meio de comunicação entre mãe e filho. A relação entre os dois é estabelecida toda vez que o nível da caixa d'água desce o suficiente para acionar a torneira. Na vida real, isto acontecerá sempre que a criança sentir fome, sede ou necessidade de afeto, segurança, atenção etc.







A resposta do sistema será abastecer a quantidade de água suficiente para atingir o nível normal estabelecido. No caso ideal, a mãe irá atender seu filho até este se mostrar satisfeito física e psicologicamente.
Como no caso dos mecanismos físicos, os mecanismos de relação entre os humanos não são perfeitos. Se o sistema de controle fosse defeituoso, poderia acontecer, por exemplo, que o nível de água permanente na caixa fosse ínfimo ou que, quando acionado, alimentasse água demais e ultrapassasse a capacidade da caixa. No dia-a-dia, deparamo-nos, muitas vezes, com um defeituoso sistema de satisfação de nossas necessidades. Isso pode trazer consequências severas na formação de nossa personalidade ou pode nos fazer enxergar outras oportunidades que antes não percebíamos. Depende da situação.

"Uma outra lição que tirei dos cursos de sobrevivência na selva foi uma percepção mais aguçada. Após três dias quase sem se alimentar, comecei a ver uns coquinhos enterrados parcialmente, cujas fibras das cascas tinham a cor da terra onde se encontravam. Eram os verdadeiros camaleões vegetais. Eles não seriam normalmente notados, mas com a fome que estava, eu os via sem a menor dificuldade.
Normalmente, não somos conscientes das oportunidades, porém as percebemos quando temos uma real necessidade".

Em definitivo, o comportamento do indivíduo estará sempre pautado pela satisfação das suas necessidades. Por isso, a forma como se constroem essas necessidades. Por isso, a forma como se constroem essas necessidades também será determinante.
      
          


Nenhum comentário:

Postar um comentário