quarta-feira, 14 de outubro de 2015

A Mudança nas Organizações

As empresas sentem a necessidade de mudanças pelo fato de que as situações do ambiente no qual estão inseridas exigem um padrão de comportamento dinâmico, flexível, que atenda aos interesses mercadológicos e econômicos da nossa sociedade capitalista.

O que é Mudança?

Os conceitos da palavra, segundo dicionário Michaelis é:

  • Ação ou efeito de mudar;
  • Ação ou efeito de fazer passar ou transportar alguém ou alguma coisa de um lugar para outro;
  • Substituição.

Já a atitude de mudar, refere-se à:


  • Deslocar, dispor de outro modo;
  • Desviar;
  • Substituir;
  • Cambiar, trocar, variar;
  • Apresentar sob outro aspecto;
  • Sofrer alteração, modificação.   

Atualmente há dois tipos de organizações:


1. As que estão em constante processo de mudança.


    

2. As que deixaram de existir




Percepção como agente de mudança

Por meio da percepção de que algo precisa ser mudado, que as pessoas começam a se preocupar com a mudança. As organizações passam a se preocupar somente quando percebem que há algo errado.
O processo de mudança só ocorrerá quando a organização perceber que:

1. Está em desvantagem, principalmente em relação aos concorrentes


2. Quando seus colaboradores estiverem insatisfeitos


Para se estabilizarem no mercado,as organizações devem analisar que:

1. Os mercados estão sempre mudando;
2. Os consumidores estão mudando;
3. A  tecnologia está sempre mudando;
4. Os concorrentes estão sempre mudando.

Cada mudança incita à necessidade de criar um novo futuro. Os gestores (independente do nível hierárquico) devem identificar qual a necessidade e tomar atitudes rápidas para desenvolver uma nova abordagem estratégica.

As "Doenças" Empresariais

Segundo Mello, as doenças empresariais são classificadas em seis categorias:

1. Econômicas


Sintomas:

  • Retorno nulo ou insignificante sobre o capital investido
  • Retorno baixo sobre o ativo total.









2. Financeiras 



Sintomas:

  • Despesas financeiras elevadas;
  • Alta necessidade de capital de giro;
  • Alta influência de capital de terceiros (empréstimos).







3. Técnicas
 


  

Sintomas:

  • Alto nível de reclamações e devoluções de clientes;
  • Alta dependência de tecnologia externa. 







4. Mercadológica



Sintomas:

  • Distribuição inadequada 
  • Preços inadequados
  • Falta de competitividade]






5. Administrativas
 





Sintomas:

  • Utilização de recursos inadequados.
  • Trabalhos repetitivos.






6. Comportamentais

Sintomas: 

  • Alto nível de rejeição às mudanças.
  • Falta de motivação.
  • Alto nível de atritos.
  • Baixa harmonia




As empresas são fornadas por pessoas que no geral, tem um grande apego pelo que fazem, e acreditam sempre que sua administração é a correta. Daí, o surgimento de programas, como:


1. Treinamento e desenvolvimento;
2. Qualidade total
3. Valorização da participação coletiva organizacional

Para não "morrerem", as organizações buscam a melhor forma possível de adaptação aos novos perfis de mercado, tendo como iniciativa investir na melhoria e desenvolvimento de seus colaboradores.       

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