segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Liderança


"Se você não melhora o que está ao seu alcance, nunca vai melhorar o que não está". 

Refletir sobre o potencial de liderança e os mecanismos sabotadores

O que faz uma pessoa ser líder?

O líder é aquele que se mantêm atento a cada um dos dos seus colaboradores, favorecendo o equilíbrio entre as necessidades individuais e as exigências da tarefa. Ele sabe ouvir e leva em conta o que ouve.
O líder tem a capacidade de contagiar os seus colaboradores com a execução da tarefa, através da qual atingirão uma meta desejada.
Sua comunicação é direta, a informação é clara, ele incentiva um debate interno construtivo e tem fascínio por novas ideias. Ser questionado não o assusta; ao contrário, o estimula a pensar.
O líder não teme o desconhecido e sente-se muito motivado diante de novos caminhos. As dificuldades que surgem são vividas como desafios, não como obstáculos e, desta forma, ele entra em contato e conhece a sua força.
Ele tem visão, está sempre atento ao futuro. Por isso, o líder tem a capacidade de perceber e intuir onde estão as novas oportunidades e, colocando a sua ação, as transforma em realidade.
Para o líder o trabalho é apaixonante, porque é, antes de mais nada, um caminho para a auto-realização e, por isso, ele trabalha com prazer.
Ele não vê o outro como um adversário, mas, como um estímulo e motivação para superar as suas limitações. Flexibilidade é uma das suas características marcantes e não hesita em ser flexível para junto com o grupo, atingir os objetivos.
O bom líder é íntegro, lida sempre com a verdade e procura manter um elevado nível de ética onde quer que esteja.
O líder está sempre em busca de crescimento, estuda, desenvolve novas habilidades, tem um bom senso de realidade, e as suas decisões estão sempre baseadas no consenso.
Com estas posturas diante de si mesmo, dos seus colaboradores e do mundo, o bom líder é alguém que contribui para ambientes harmoniosos, pessoas realizadas e produtivas e, portanto, para um mundo melhor!

É possível desenvolvermos habilidades de um líder?

Sim, desde que nos dediquemos a isto. De que jeito? Exercitando, praticando no seu dia-a-dia: na escola, na família, com os amigos, no trabalho.
Você pode começar por observar alguém das suas relações que você considere um líder e prestar atenção na postura dele, como ele se relaciona, toma decisões, resolve conflitos, reconhece e valoriza o outro, enfim, deixe a sua criança aprender com alguém que já sabe ser um líder legal.     

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário