segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Categorias de Análise do Comportamento Organizacional - 2ª Parte

4. Atitude


Segundo Hitt, Miller e Colella, atitude é a "Tendência persistente de se sentir e se comportar de maneira favorável ou desfavorável em relação a uma determinada pessoa, objeto ou ideia".
São percebidas pelas expressões de comportamentos que revelam as simpatias e antipatias, as reações positivas e negativas que costumamos ter em relação a pessoas, situações, objetos, etc.
Alguns profissionais definem atitude no mundo corporativo como mesma coisa que aptidão. Nessa definição, atitude seria: "estar preparado, física e mentalmente para executar uma tarefa".
Muitos colaboradores já ouviram citações referentes as suas atitudes. Profissionais progridem ou não em suas carreiras por não ter atitude. Atitude é uma palavra com muitos sinônimos:

a) De "decisão"

"Preciso tomar uma atitude".

b) De "comportamento"

"Não aprovei sua atitude".

c) De "ação"

"Suas atitudes fazem de você um ótimo profissional".

d) De "determinação"

"Todo departamento voltou esse ano com maior atitude".     

e) De "posição"

"Esse profissional assumiu uma atitude perigosa".

f) De "aceitação"

"É necessário ter uma atitude menos crítica com relação ao chefe".

5. Valores





Segundo Robbins, valores são conceituados como: "convicções básicas de que um modo específico de conduta ou de condição de existência".
De acordo com Maroueli (2008), os valores são formados pelo conjunto de preceitos morais, éticos e filosóficos que movem a organização na direção de seus objetivos, determinando a forma de proceder perante seu público interno e externo.





Também no fato de estimar algo e atribuir-lhe uma importância.

Os valores:
  • Variam de pessoa para pessoa
  • Influenciam nas atitudes dos indivíduos
  • Definem condutas e modos de pensar   

Quando os valores individuais coincidem com os da organização na qual um indivíduo trabalha, sua satisfação e desempenho tendem a serem maiores.

6. Inteligência



Conceituada como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, compreendê-las nas mais variadas linguagens e aprender. Gardner concluiu que o homem possui oito tipos de inteligências:


1) Linguística ou Verbal: domínio e gosto especial pelos idiomas e pelas palavras e por um desejo em explorá-las. Exemplo: Machado de Assis



  
2) Lógico-Matemática: capacidade de confrontar e avaliar objetos e abstrações, discernindo as suas relações. Raciocínio dedutivo e para solucionar problemas matemáticos. Exemplo: Albert Einstein




3) Espacial: capacidade de compreender o mundo visual com precisão, permitindo transformar, modificar percepções e recriar experiências visuais até mesmo sem estímulos físicos. Exemplo: Oscar Niemeyer




4) Cinestésica Corporal: traduz-se na maior capacidade de controlar e orquestrar movimentos do corpo. Exemplo: Pelé




5) Musical: habilidade para compor e executar padrões de músicas. Exemplo: Ludwig Van Beethoven



6) Naturalista: sensibilidade para compreender e organizar os objetos, fenômenos e padrões da natureza, como reconhecer e classificar plantas, animais, minerais, incluindo rochas e gramíneas e toda a variedade de fauna, flora, meio ambiente e seus componentes. Exemplo: Charles Darwin   




7) Intrapessoal: expressa a capacidade de se conhecer. Exemplo: Sigmund Freud




8) Interpessoal: expressa pela habilidade de entender as intenções. motivações e desejos dos outros. Exemplo: Nelson Mandela




7. Ética




Conceituada como a: "ciência da conduta humana perante o ser humano e seus semelhantes".
A Ética refere-se à maneira fundamental dos indivíduos nortearem seu comportamento.
A Ética mostra como é fundamental para o ser humano pautar seu comportamento pelos seus princípios, levando ao aprimoramento em qualquer profissão e contribuindo para a melhoria das organizações e da sociedade.
As organizações são participantes ativas do desenvolvimento social e sustentável. É essencial que elas se conscientizem sobre sua responsabilidade perante a sociedade.

   


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