Um objetivo é um enunciado escrito sobre resultados a serem alcançados num período determinado, os objetivos devem ser quantificáveis, difíceis, relevantes e compatíveis, são números que orientam o desempenho dos gerentes para um resultado mensurável.
Sendo assim devemos observar alguns critérios para a escolha dos objetivos:
- Atividades que tem maior impacto sobre os resultados;
- O objetivo deve ser específico quanto aos dados concretos;
- Focalizar objetivos no trabalho e não no homem;
- Detalhar cada objetivo;
- Usar linguagem compreensível para os gerentes;
- Manter-se dentro dos princípios de Administração.
Eis alguns objetivos mais comuns nas empresas privadas:
- Posição competitiva no mercado;
- Inovação e criatividade nos produtos;
- Produtividade e índices de eficiência/eficácia;
- Aplicação rentável dos recursos físicos e financeiros.
Uma vez fixados os objetivos organizacionais, o próximo passo é saber como alcançá-los, ou melhor, estabelecer uma estratégia empresarial a ser utilizada para melhor alcançar aqueles objetivos e quais as táticas que melhor implementam a estratégia adotada.
A estratégia envolve a organização como um todo, é um meio para alcançar os objetivos organizacionais e por sua vez visa o longo prazo..
A tática refere-se a cada departamento, é um meio de alcançar os objetivos departamentais e por sua vez visa o médio ou curto prazo.
Tanto a estratégia empresarial quanto as táticas dela decorrente exigem planejamento estratégico. O planejamento estratégico refere-se a maneira pela qual uma empresa pretende aplicar uma determinada estratégia para alcançar os objetivos propostos. Sendo geralmente um planejamento a longo prazo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário