sábado, 3 de outubro de 2015

Estratégias Emergentes de Gestão

Conceito de Objetivo

Um objetivo é um enunciado escrito sobre resultados a serem alcançados num período determinado, os objetivos devem ser quantificáveis, difíceis, relevantes e compatíveis, são números que orientam o desempenho dos gerentes para um resultado mensurável.

Sendo assim devemos observar alguns critérios para a escolha dos objetivos:
  • Atividades que tem maior impacto sobre os resultados;
  • O objetivo deve ser específico quanto aos dados concretos;
  • Focalizar objetivos no trabalho e não no homem;
  • Detalhar cada objetivo;
  • Usar linguagem compreensível para os gerentes;
  • Manter-se dentro dos princípios de Administração.

Eis alguns objetivos mais comuns nas empresas privadas:
  • Posição competitiva no mercado;
  • Inovação e criatividade nos produtos;
  • Produtividade e índices de eficiência/eficácia;
  • Aplicação rentável dos recursos físicos e financeiros.

Uma vez fixados os objetivos organizacionais, o próximo passo é saber como alcançá-los, ou melhor, estabelecer uma estratégia empresarial a ser utilizada para melhor alcançar aqueles objetivos e quais as táticas que melhor implementam a estratégia adotada.

A estratégia envolve a organização como um todo, é um meio para alcançar os objetivos organizacionais e por sua vez visa o longo prazo..

A tática refere-se a cada departamento, é um meio de alcançar os objetivos departamentais e por sua vez visa o médio ou curto prazo.


Tanto a estratégia empresarial quanto as táticas dela decorrente exigem planejamento estratégico. O planejamento estratégico refere-se a maneira pela qual uma empresa pretende aplicar uma determinada estratégia para alcançar os objetivos propostos. Sendo geralmente um planejamento a longo prazo. 




   



   


  










Nenhum comentário:

Postar um comentário