Mostrar as características do empreendedor que influenciam o sucesso empresarial
O empreendedor é fundamental para o sucesso da empresa. Mas quem é esse empreendedor?
Empreendedores são pessoas que perseguem o benefício, trabalham individual e coletivamente. Podem ser definidos como indivíduos que inovam, identificam e criam oportunidades de negócios, montam e coordenam novas combinações de recursos (funções de produção), para extrair os melhores benefícios de suas inovações em um meio incerto.
Neste sentido, as principais funções de um empreendedor em relação à sua empresa são:
- Procurar e descobrir novas informações
- Traduzir estas informações em novos mercados, técnicas ou bens
- Procurar e descobrir oportunidades
- Avaliá-las
- Levantar recursos financeiros necessários para a empresa
- Desenvolver cronograma e metas
- Definir responsabilidades de administração
- Desenvolver o sistema motivacional da empresa
- Gerar liderança para o grupo de trabalho
- Definir incertezas ou riscos
A personalidade do empreendedor tem um impacto decisivo na nova firma. Nas primeiras etapas de desenvolvimento, a debilidade e o vigor da empresa são também os do empreendedor. A personalidade do empreendedor configurará a imagem da empresa, os valores e o comportamento social da firma.
Por outro lado, dada a imensa variedade de aspectos que envolve a figura do empreendedor e sua relação da empresa, pode-se afirmar que não existe um "protótipo" de empreendedor ou de "personalidade empreendedora".
O que parece ser evidente é que, independentemente da região ou do contexto socioeconômico, os empreendedores têm algumas características comuns.
Em definitivo, o empreendedor é um ser humano e seu comportamento obedecerá necessariamente ao que foi descrito anteriormente. O que o torna diferente são as características peculiares da sua personalidade, além do fato de ter, à sua disposição, uma empresa (ou futura empresa) a ser usada para satisfazer as suas necessidades, como qualquer outro instrumento.
É importante destacar que, assim como as pessoas, a empresa também passa por diversos estágios até se tornar madura. Em relação ao empreendedor, esta evolução tem uma série de implicações que irão interferir na saúde da empresa.
À medida que a empresa cresce, vai exigindo modificações no comportamento do seu dono. Quanto mais rápido a empresa crescer, mais rápidas deverão ser as mudanças. Iniciar um negócio é diferente de administrar uma grande organização. Assim, o empreendedor deve sempre estar atento aos desafios que a sua própria empresa lhe impõe, para poder complementar antecipadamente os conhecimentos e habilidades exigidos.
A tabela abaixo apresenta, de forma sucinta, as principais características dos empreendedores, recolhidas de pesquisas feitas com empreendedores de sucesso:
Característica
|
Especialização
|
Necessidades
|
·
Aprovação
·
Independência
·
Desenvolvimento Pessoal
·
Segurança
·
Auto-Realização.
|
Conhecimento
|
·
Aspectos técnicos relacionados com o
negócio
·
Experiência na área comercial
·
Escolaridade
·
Experiência em empresas
·
Formação complementar
·
Vivência com situações novas
|
Habilidades
|
·
Identificação de novas oportunidades
·
Valoração de oportunidades e
pensamento criativo
·
Comunicação persuasiva
·
Negociação
·
Aquisição de informações
·
Resolução de problemas
|
Valores
|
·
Existenciais
·
Estéticos
·
Intelectuais
·
Morais
·
Religiosos
|
Contudo, é importante ressaltar que estas características podem atuar de forma positiva ou negativa no contexto empresarial. Um boa dose de autoconfiança é importante. Porém, uma excessiva autoconfiança poderá fazer com que o empreendedor se negue a contratar serviços de uma outra pessoa mais capacitada do que ele. De modo inverso, a falta de autoconfiança poderá criar uma excessiva dependência do empreendedor em relação a seus assessores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário