segunda-feira, 30 de novembro de 2015

O Negócio


Apresentar as variáveis estratégicas preliminares de um negócio


Você viu como transformar uma ideia em um produto ou serviço. Ou melhor, como transformar um conceito abstrato em algo tangível. Iremos ver agora que a garantia do sucesso dessa ideia; a transformação em negócio, depende de outros fatores, Vamos então entender que fatores são esses.

A Questão do Negócio

Podemos dizer que um produto ou serviço é como um ser humano: cresce, amadurece e morre. Contudo, em virtude dos avanços científicos, cada vez mais a longevidade do ser humano cresce. Em contrapartida, esse mesmo avanço tecnológico tende a diminuir a vida útil de um produto ou serviço no mercado.
Esse dinamismo obriga cada vez mais as empresas a admitirem constantes renovações nos seus produtos e serviços. Assim sendo, a sobrevivência do seu negócio passa por transformar essa ideia em um sucesso comercial, mas sem esquecer que o clima competitivo do mundo atual é de mudança: "mudar é inevitável; crescer é que é opcional".

Voltemos à sua ideia - agora tangível e vejamos o que alguns alguns autores salientam sobre a possibilidade de sucesso:

  • Em uma pesquisa realizada em cinco empresas no final da década de 60, verificou-se que, de 58 ideias originais, apenas duas chegaram a ser lançadas, e dessas duas, somente uma obteve sucesso. Cabe salientar que estamos tratando de empresas já estabelecidas (Booz Allen & Hamilton - 1968).
  • Outro dado a ser considerado é apresentado por Weiss (1965) que destaca o seguinte: cerca de 80% dos novos produtos e serviços lançados serão, na verdade. modificações de produtos e serviços existentes, aproveitando as estruturas já estabelecidas nas empresas.

Verifica-se que lançar uma ideia nova, por mais brilhante que seja, é arriscado. Isso acaba levando as empresas a minimizarem o risco, modificando produtos e serviços já existentes (projeto por evolução). Iremos enfatizar como você pode minimizar esse risco, levando-se em consideração algumas análises preliminares. Vamos, porém, primeiramente, identificar em que estágio se encontra sua ideia. Segundo Spitz (Apud Mello - 1988), podem-se classificar as inovações em três grandes grupos, a saber:

  • Grupo 1: Inovações Contínuas
  • Grupo 2: Inovações Dinamicamente Contínuas
  • Grupo 3: Inovações Descontínuas

Grupo 1 - Inovações Contínuas


As inovações contínuas são aquelas que apresentam pequenas modificações na forma em que o consumidor está acostumado a ver o produto ou serviço. 
Exemplo: novos modelos de automóveis, lançados anualmente. Estes são normalmente desenvolvidos pelos chamados projetos por evolução.

Grupo 2 - Inovações Dinamicamente Contínuas

As inovações dinamicamente contínuas já provocam modificações na forma em que o consumidor se relaciona com o produto ou serviço. Essas modificações nos produtos ou serviços podem nos levar a concepções inovadoras ou até mesmo produtos novos, como, por exemplo, a faca elétrica.

Grupo 3 - Inovações Descontínuas

As inovações descontínuas provocam hábitos novos, alteram a percepção do consumidor. É o caso, por exemplo, do computador pessoal. 
Cabe salientar que, nesses dois últimos grupos o que diferencia é o grau de novidade incorporado à nova ideia desenvolvida pelos projetos por inovação. Agora, você já tem condições de verificar onde se encontra seu produto ou serviço e, lembre-se de que quanto mais perto estiver do grupo 3, maiores serão seus riscos; contudo, não esqueça que o consumidor se relaciona com o produto ou serviço.

Thomas Edison conhecia 1.800 maneiras de como não se construir uma lâmpada.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------Thomas Watson, fundador da IBM, dizia: “O caminho para o sucesso é dobrar a taxa de erros”.

A Questão Estratégica do Negócio

O sucesso da sua ideia irá depender, em muito, da estratégia que você tomará quando da comercialização, ou melhor, de como você encarará a concorrência atual ou futura.
Você deve sempre ter em mente que o sucesso - a ideia convertida em produto ou serviço - depende do segmento no qual você pretende abrir seu negócio e, naturalmente, do entendimento deste.
Cabe aqui mais um lembrete: quanto mais inovador for seu produto, maiores as possibilidades de vender a ideia. A venda da ideia ocorrerá inicialmente com o registro da patente dessa ideia.
Partindo do princípio que você criará seu negócio, a primeira coisa que deverá ser levada em conta é a definição da estratégia competitiva. A questão estratégica é complexa, mas é possível abordá-la resumidamente.
Na visão do mais conceituado autor neste tema, Michael Porter, a escolha de uma estratégia competitiva depende da atratividade dos segmentos em termos de rentabilidade a longo prazo, ou seja, nem todos os segmentos possuem potencialidades de ganhos. Por exemplo: a indústria de computadores, nas décadas passadas, possuía uma atratividade muito maior do que nos dias atuais.  


     

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