quarta-feira, 25 de novembro de 2015

O Marketing Mix - 1ª Parte



Dotar de conhecimentos de marketing que serão úteis na elaboração do plano de negócios


Para que se entenda um pouco mais a função do marketing, é bom ressaltar os quatro aspectos que lhe determinam uma boa política. São eles:


1. Produto
2. Ponto
3. Preço
4. Promoção

1. Produto

O produto é importantíssimo dentro do contexto do marketing-mix ou, como também é conhecida esta expressão, o composto mercadológico. O planejamento de um produto que atenda exatamente o que a demanda está esperando é fundamental. Saber exatamente qual é a embalagem que irá agradar aos consumidores, que cor, marca etc., tudo isso se incorpora ao produto. O produto incorpora também o serviço que é realizado pela empresa, para maximizar suas vendas.
Algumas tarefas ligadas ao marketing precedem o lançamento do produto e são fundamentais para o sucesso no mercado. Por isto, é imprescindível que o lançamento de qualquer produto seja precedido de uma boa pesquisa que procure identificar os seguintes pontos: 

  • Haverá demanda para o produto?

Quando você pensar em iniciar qualquer negócio, lembre-se de que não é a sua ideia que vai seu produto vender, mas sim o que o mercado pensa sobre este novo produto ou serviço que será oferecido.

  • Qual é o formato ideal do produto ou de que forma o serviço será executado?

Experimente vender um produto diferente do formato físico que o consumidor está acostumado. A venda de pizza em fatias triangulares, por exemplo, é comum em qualquer lanchonete tipo fast-food no mundo inteiro. Tente vender pedações de pizza totalmente disformes. Provavelmente, a reação do consumidor será de espanto e repulsa. Haverá sempre os que acharão uma novidade interessante, porém, a maioria vai se manter fiel ao formato tradicional.
Vá a um supermercado que ofereça um serviço de empacotamento de seu produto no momento de passar pelo caixa, sem cobrar nada por isso e vá a outro que cobre por esse mesmo serviço. Se o supermercado que cobra pelo serviço estiver sendo inaugurado, provavelmente a demanda irá se concentrar no primeiro, aquele que faz o serviço sem cobrar, considerando-se não haver mudança em termos dos demais produtos e serviços oferecidos (os dois supermercados oferecem os mesmos produtos com pouca diferença de preços).

  • Que tipo de embalagem será usada?

Está comprovado que a embalagem atrai ou afasta. Um produto que possui uma embalagem atraente, cores interessantes, enfim, um design de grande apelo ao consumidor, tende a vender mais do que aquele cuja embalagem é tímida e de pouco impacto para o público. Quer ver um exemplo? O leite que é vendido em caixinha tende a vender mais do que aquele que e oferecido em sacos plásticos. A caixinha passa uma ideia de limpeza, assepsia, garantia de que não há contaminação. É evidente que tudo irá depender do preço. Entre duas embalagens, em que traduza, os anseios de um público consumidor e outra exatamente o contrário, fique com a primeira, ainda que seu custo seja um pouco mais caro. Venda o que o seu público deseja.

  • Que cor usar para caracterizar um produto ou serviço?

A cor é fundamental na aceitação de um produto ou serviço por parte do mercado. Veja um exemplo: cores agressivas, em geral, são usadas por marcas que oferecem ao público produtos cuja compra é feita por impulso. O caso mais evidente refere-se à rede de lanchonetes de algumas marcas famosas. Foi constatado que o vermelho e o amarelo são cores que atraem a atenção do consumidor. Usar essas cores atrai mais a atenção do público. São cores consideradas agressivas.

  • Sabor e aroma

Cheirinho de pão quente ninguém resiste, não é mesmo? Se o pão tiver um gostinho apurado, melhor ainda. Passe por uma loja que venda alimentos e sinta o aroma do produto que está no forno. Se o momento em que você estiver passando, coincidir com a mensagem que seu estômago estiver dando (de fome), será difícil resistir. Estar atento a esses detalhes é muito importante para o sucesso de seu negócio, principalmente se for na área alimentícia ou perfumes, por exemplo. Percebeu a sutileza?

  • Marca

A marca pode ser definida como sendo um nome, um desenho, ou ambos. Nesse caso, diz-se que a marca é mista. A marca deve ser criativa e, ao mesmo tempo, fácil de ser memorizada pelo público consumidor. Na hora de criar a sua marca, não se esqueça de consultar o INPI, Instituto de Propriedade Industrial, para verificar se já não há outra empresa com a mesma marca que a que você está pensando iniciar seu negócio. Caso já exista, crie outra marca e proceda ao mesmo tipo de pesquisa. É que a legislação protege as empresas e não permite que se utilizem as marcas que já estão registradas no INPI.

  • Serviços Prestados

Seja qual for o seu negócio, não esqueça que prestar serviços ao cliente é fundamental para que ele se mantenha fiel ao seu produto. Deixe o seu cliente mais do que satisfeito, maravilhado, de boca aberta com o seu serviço. Dentre os tipos de serviço que você pode oferecer, destacamos:

  • Entrega Domiciliar
  • Facilidades de Crédito 
  • Manutenção
  • Reposição de Peças
  • Assistência Técnica
  • Garantia

Quando montar seu negócio, pense nesses tipos de serviços que podem e devem ser oferecidos sempre na busca de cativar o cliente e mantê-lo fiel ao seu produto. 
Afinal, quem é que não gostaria de ter seu carro lavado em um posto de gasolina e entregue em casa? Ou fazer compras em um supermercado pela Internet e receber em casa suas compras? Já pensou na economia de tempo que esse tipo de serviço proporciona para o consumidor?
Quanto aos outros tipos de serviço, vendas a crédito podem ser um boa opção, desde que você tenha certeza de que vai receber pagamento. É mais uma facilidade oferecida ao cliente e que pode significar aumento de vendas.
Manutenção, reposição de peças, assistência técnica e garantia são serviços em geral ligados à aquisição de produtos do tipo eletrodomésticos ou produtos que envolvam trabalho mecânico. Oferecer esse tipo de serviço para o cliente é mantê-lo tranquilo quanto a qualquer tipo de problema dessa ordem.
  



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