segunda-feira, 2 de novembro de 2015

As Necessidades do Empreendedor

Apresentar as necessidades mais comuns dos empreendedores e sua relação com o sucesso empresarial 

O empreendedor possui necessidades que influenciam seu comportamento. As necessidades dos empreendedores podem ser classificadas de diferentes formas. Utilizaremos neste conteúdo, cinco tipos de necessidades citadas por Birley e Westhead (1992). Estes autores elaboraram uma descrição das principais razões que levam um empreendedor a iniciar uma nova empresa a partir de entrevistas com mais de 1000 empresários em 11 países diferentes. São as seguintes necessidades:

  • Aprovação
  • Independência 
  • Desenvolvimento Pessoal
  • Segurança
  • Auto-realização

Necessidade de Aprovação
Geralmente, o empreendedor deseja:
  • Conquistar uma alta posição na sociedade;
  • Ser respeitado pelos amigos;
  • Aumentar o Status e o prestígio da família;
  • Conquistar algo e ser reconhecido por isto
Enfim, precisa obter aprovação por seus comportamentos. Esta é uma necessidade que praticamente todos os indivíduos apresentam, só que uns em maior e outros em menor grau.
O empreendedor vê a empresa como um instrumento que vai lhe permitir mostrar aos outros que é capaz de levar uma ideia adiante, obter sucesso e, consequentemente, ganhar respeito dos outros.

Necessidade de Independência



O empreendedor necessita de considerável liberdade para:
  • Impor seu próprio enfoque no trabalho;
  • Obter grande flexibilidade em sua vida profissional e familiar;
  • Controlar seu próprio tempo;
  • Confrontar-se com problemas e oportunidades de analisar e fazer crescer uma nova firma;
  • Crer que é o momento de sua vida.

Entretanto, geralmente, esta necessidade é uma das primeiras a serem frustradas. Pela carga excessiva de trabalho nos primeiros meses ou até anos, o empreendedor dificilmente alcança a independência desejada. Os sonhados horários flexíveis, normalmente, transformam-se em horas extras para dar conta de toda a carga de trabalho.
Para superar esta frustração, o empreendedor de sucesso utilizará outras ferramentas, como a dedicação e a perseverança.



Necessidade de Desenvolvimento Pessoal




Algumas necessidades do empreendedor para o seu autodesenvolvimento são:
  • Ser inovador e estar à frente do desenvolvimento tecnológico;
  • Transformar uma ideia em um produto;
  • Continuar aprendendo e aproveitar uma oportunidade emergente.
Muitas pessoas criam seus próprios negócios, porque apresentam uma grande necessidade de se desenvolverem, não encontrando abertura e até mesmo suporte nos locais de trabalho. Certos estilos gerenciais sufocam esta necessidade de seus subordinados e, consequentemente, acabam perdendo esta mão-de-obra já capacitada.
A empresa é um ótimo lugar para desenvolver novas habilidades e conhecimentos. Aquele empreendedor que iniciou o seu negócio confiando nas suas habilidades técnicas, terá de aprender a comprar, vender, administrar pessoas, gerenciar a produção etc. Todas estas vivências enriquecerão o seu acervo e terão um efeito decisivo na sua própria vida fora da empresa.



Necessidade de Segurança 


São as necessidades do empreendedor de proteger-se contra perigos reais ou imaginários, físicos ou psicológicos. Em outras palavras, é a necessidade de autopreservação. A empresa pode ser vista como um meio para o empreendedor sentir-se seguro em relação a uma série de fatores, como o desemprego, por exemplo.
Porém, esta é outra necessidade que geralmente não encontra sua satisfação após a criação da empresa. O empreendedor tem de enfrentar uma série de circunstâncias que o mundo competitivo lhe impõe, inclusive o risco do fracasso, que é bastante elevado.
Os empreendedores esperam sempre que a sua empresa lhes permita obter rendimentos suficientes para levar uma vida digna. Este é o próprio conceito de segurança, uma vez que, na realidade, os benefícios financeiros irão permitir ao empreendedor e à sua família disporem dos recursos necessários para enfrentar qualquer imprevisto.


Necessidade de Auto-Realização


    

É a necessidade que as pessoas sentem de maximizar seu próprio potencial, de tornarem-se aquilo de que são capazes. O empreendedor visualiza a empresa como um local onde suas capacidades podem ser utilizadas e aperfeiçoadas e, em consequência, obtém a realização pessoal, principalmente se ele entrar em um ramo que seja de sua vontade; as oportunidades de sentir-se realizado serão altas.
Porém, como as outras necessidades, esta também corre o risco de não ser satisfeita, caso seja percebida de forma exagerada ou distorcida por parte do próprio empreendedor, ou seja, ele pode criar uma imagem que não corresponda à realidade.
Da mesma forma que, na necessidade de aprovação, a empresa é um instrumento para que o empreendedor ponha à prova suas capacidades. O dia-a-dia empresarial é um constante desafio e, portanto, uma grande oportunidade para sentir que é triunfador cada vez que supera um obstáculo. 

Todas as necessidades aparecem de modo diferente durante a vida 

As necessidades citadas acima são as mais comuns entre os empreendedores. No entanto, existem outras que variam conforme os aspectos da personalidade dos indivíduos .
É importante salientar que todas as necessidades apresentam-se de modo diferente no decorrer da vida. Além de existirem necessidades diferentes, existem níveis de predominância. Se um nível de necessidade foi de alguma forma satisfeito, começam a prevalecer outras necessidades.
Os empreendedores, da mesma forma, têm necessidades diferentes e em níveis diferenciados nos momentos de sua vida. É necessário, então, avaliar quais são as necessidades que o empreendedor apresenta em relação à empresa no momento de sua criação. Algumas podem ser essenciais e outras prejudiciais à evolução da organização.
O contato com empresas, semelhantes à que pretende  abrir, pode fornecer ao empreendedor informações sobre as possibilidades de satisfação de suas necessidades. O conhecimento da realidade vivida por outros empreendedores pode ser um recurso útil para evitar grandes frustrações.     

                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário