Apresentar as habilidades mais comuns dos empreendedores e sua relação com o sucesso empresarial
O sucesso de uma empresa também depende das habilidades do empreendedor, que correspondem às facilidades para utilizar as capacidades físicas e intelectuais, como já foi estudado. São inúmeras as habilidades necessárias para a operação de uma empresa de pequena dimensão. Algumas mais importantes são:
Identificação de novas oportunidades: o empreendedor se caracteriza exatamente pela facilidade para identificar novas oportunidades de produtos e serviços. Esta habilidade relaciona-se com a capacidade de ver o que os outros não vêem e de visualizar o ausente. É o famoso "faro".
O processo de identificação de oportunidades depende fortemente da criatividade e da capacidade de pensar inovadoramente. A lição é clara: o empreendedor não pode perder o contato com a realidade que o cerca. A melhor fonte para a sua inspiração é a sociedade em que ele vive. Diante desta sociedade, o empreendedor deve ser, antes de tudo, um inovador.
Valoração de oportunidades e pensamento criativo: a avaliação crítica é essencial para distinguir uma oportunidade real de uma falsa. As iniciativas inovadoras são escassas, porque o desenvolvimento da criatividade e da avaliação crítica não está amplamente incorporado ao sistema educativo . Para ser bem-sucedido, o empreendedor tem de pensar criativamente e fazer uma valoração das oportunidades que surgem. Fabricar televisores que transmitam cheiro é uma boa ideia, mas seguramente não têm ainda uma perspectiva comercial. Um empreendedor faria esta avaliação quase normalmente.
Comunicação persuasiva: os empreendedores normalmente começam com nada mais que uma ideia em sua cabeça. Para transformar uma ideia em realidade, devem convencer as outras pessoas para associar-se ao novo negócio, convencer os amigos, parentes e desconhecidos para que invistam ou emprestem dinheiro para a nova empresa, convencer fornecedores a oferecer crédito e, finalmente, convencer os clientes a pagarem com seu dinheiro um novo produto ou serviço proveniente de uma firma desconhecida.
As habilidades de persuasão compreendem a comunicação oral e escrita. O empreendedor deverá descobrir maneiras para persuadir outras pessoas a fazerem aquilo que ele acha importante, simplesmente porque as pessoas tocam as fábricas, e os resultados - positivos ou não - são produzidos por elas.
Negociação: a partir do momento que alguém tenha decidido abrir uma nova empresa, os negócios devem começar a materializar-se. As vendas e as compras podem ser simples ou complexas, porém, em qualquer caso, a habilidade para negociar será inevitavelmente necessária.
A habilidade para negociar, como as outras, se adquire pela experiência. Está intimamente relacionada com aspectos culturais. É frequente ouvir que as pessoas de origem árabe são bons negociantes. Muitos desenvolvem esta habilidade desde criança, uma vez que nos países árabes o comércio é praticado sem preços fixados a priori (ao contrário do que ocorre no Brasil). O comprador deve sempre negociar o preço final com o vendedor.
Aquisição de informações: em um ambiente instável e competitivo, a posse de informações sobre mercados, processos gerenciais e os avanços tecnológicos podem permitir à empresa uma posição relativa mais sólida. Para alcançar essa posição, o empreendedor deve ter habilidades específicas que lhe permitam adquirir as informações.
Novamente, há que se destacar a dinâmica da sociedade atual. Esta exige dos empresários produtos e serviços com mais qualidade, preços menores e garantias maiores. Também, a economia globalizada submete os empresários à concorrência internacional. Portanto, o empreendedor só manterá a sua empresa se estiver atento às exigências e suficientemente informado para adotar as modificações necessárias para enfrentar a nova realidade.
Resolução de Problemas: há certos processos que são comuns no desenvolvimento de qualquer nova empresa. Entretanto, cada novo negócio gera um conjunto único de problemas, desafios e crises. É impossível ensinar aos empreendedores como responder à grande quantidade de problemas que enfrentam na etapa inicial e durante o crescimento de sua nova firma. Um fator de muita importância são as habilidades para resolver problemas. Para a resolução de problemas, é de extrema importância, entre outros fatores, uma identificação apropriada do problema.
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