Os valores caracterizam a visão de mundo dos indivíduos. Percebe-se facilmente sua relação com o comportamento pelo que ficou exposto informações anteriores.
Particularmente, na etapa da decisão, eles têm papel significativo. O critério para levar a cabo uma decisão será fundamentado nos valores do indivíduo. Assim, a alternativa a ser escolhida deverá obedecer aos valores vigentes à época.
Da mesma forma, os empreendedores farão uso de seus valores para tomar decisões referentes à sua empresa, às vezes inconscientemente. Do ponto de vista empresarial, os valores do empreendedor adquirem um especial significado, pois é através dos valores que a pessoa determina suas aspirações. Portanto, os valores definirão o que o empreendedor gostaria de fazer em relação à sua vida pessoal e à sociedade.
Serão citados, a seguir os valores descritos por Empinott (1994), em uma classificação feita pelo mesmo autor.
Valores Existenciais: referem-se à vida, sob todos os aspectos, às dimensões e aos níveis: saúde, alimentação, lazer etc. Incluem também o trabalho, salário, economia, produção, circulação e várias outras formas de investimento lucrativo. Os valores existenciais, por serem os mais mais abrangentes, constituem-se em um dos principais referenciais na constituição da visão de mundo das pessoas.
O empreendedor não escapa disto. A empresa lhe oferece a oportunidade de obter dinheiro e com ele ter acesso aos padrões de saúde, alimentação, habitação, e lazer a que aspira.
Valores Estéticos: são valores ligados à sensibilidade, desde os sensoriais adequados aos cinco sentidos até a arte mais requintada e suas múltiplas formas de expressão: a musica, a pintura, a escultura, a arquitetura, o teatro, as belas artes, enfim, toda forma de expressão de sentimentos cujo cultivo a pessoa sempre esteve voltada e atraída. As obras-primas de todos os gêneros e outras formas de criatividade, originadas desta constelação de valores, demonstram à sociedade a importância do estético em todo o percurso da História.
O empreendedor deve despertar e cultivar o senso estético a partir de seu ambiente familiar, do espaço geográfico, da natureza e da sua própria empresa.
Os valores estéticos, como os outros valores, influenciam no modo de ser de todos os indivíduos em suas relações com o meio.
Na empresa, os valores estéticos do empreendedor também se fazem notar. A ordem, a limpeza, o ambiente de trabalho, a organização, o vestir etc. são todos consequência daqueles valores.
Valores Intelectuais: O intelecto é o instrumento privilegiando da pessoa humana. É através da inteligência que se processa a leitura da realidade. Seu cultivo e aprimoramento é reconhecidamente importante. As maiores conquistas da humanidade devem-lhe sua origem. A ciência, em todos os tempos e agora de forma acelerada, atingiu metas e conquistou espaços inimagináveis.
A vida de uma empresa demanda, como outras atividades humanas, o exercício das capacidades intelectuais.Os valores intelectuais do empreendedor ajudarão, entre outras coisas, a imprimir o ritmo da inovação tecnológica da empresa, a definir o papel da criatividade na empresa e a postura em relação a algumas normas da sociedade, como a proteção do meio ambiente.
Valores Morais: referem-se à doutrina, aos princípios e às normas, padrões orientadores do procedimento humano. Distinguem-se atos humanos de atos do homem. Atos humanos implicam consciência e liberdade, enquanto atos dos homem. Aos homens implicam consciência e liberdade, enquanto atos do homem. Atos humanos implicam consciência e liberdade, enquanto atos do homem são determinados pela natureza físico-psicológica. É no pleno exercício e aplicação dos valores éticos que se forma o homem honesto, virtuoso, cumpridor de seus deveres, como profissional e como cidadão.
Incluem-se nesta categoria aqueles surgem, desenvolvem-se e refletem-se no seio da coletividade humana, como comunidade. Estes valores estão ligados às relações sociais e à forma de vida em sociedade.
Portanto, os valores éticos do empreendedor configurarão seu comportamento em relação à sociedade. Pode-se distinguir claramente a diferença entre um empreendedor e um "picareta". O empreendedor é aquele que faz com que sua empresa observe os preceitos morais, éticos e legais da sociedade onde atua.
Também reconhece que tem uma função social a cumprir onde é explicita através do seu comportamento com clientes, fornecedores e subordinados.
Valores Religiosos: dizem respeito à religiosidade como forma de significado da finitude e precariedade do ser humano. O conceito que os povos têm a respeito de Deus estabelece normas e rituais sob formas variadas. Procissões, romarias, sacrifícios, lugares de veneração são algumas expressões deste tipo de valor que envolve a manifestação cultural.
Conclusões
Assim como as necessidades, os conhecimentos, as habilidades e os valores podem ser classificados de diferentes formas. O modo de classificação utilizado neste conteúdo deve servir a título de exemplo.
A questão dos valores é bastante ampla e variada, conforme o tipo de sociedade. Às vezes, até dentro de um mesmo grupo social, existem valores divergentes. Mas, apesar deste fator, os valores éticos são fundamentais para a organização de uma comunidade e, em consequência, de uma sociedade.
Os valores estéticos também são visivelmente diferenciados. Pode-se citar, por exemplo, a cultura indígena. Os valores estéticos dos índios, incluem uma série de rituais acerca da música, das formas de expressão através da dança e da própria vestimenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário