terça-feira, 10 de novembro de 2015

A Empresa de Pequena Dimensão




Mostrar as principais características funcionais das empresas de pequena dimensão e sua relevância socioeconômica 

Pequenas empresas: importância econômica

Estudos mais recentes demonstram que as empresas de pequena dimensão vêm se constituindo na base da economia na maioria dos países. No Brasil,
  • cresce o número de empresas registradas em 10%;
  • são 3,5 milhões de organizações, que representam 98,3% do total de empresas registradas;
  • respondem por 20,4% do PIB;
  • empregam 59,4% da mão-de-obra ocupada no País.

(Fonte: Giaciola, 1995; Souza, 1995.)

O que são pequenas empresas?

Independentemente da referência legal, existem diversas formas para definir o que são pequenas empresas. A adoção de uma fórmula global para agrupar essas empresas pode criar distorções. O que é grande para um determinado setor de atividade, pode não ser para outro. E ainda podem existir variações regionais.
Portanto adota-se como alternativa o termo empresa de pequena dimensão. Neste grupo, incluem-se organizações empresariais que, independentemente do número de empregados ou do faturamento, apresentam algumas características peculiares. As principais são:

  • Proprietários e administração interdependentes: Na empresa de pequena dimensão o dono e a empresa se confundem. Frequentemente utilizam a mesma conta bancária ou se localizam no mesmo endereço. Não existe uma diferença clara entre os assuntos particulares do empreendedor e as atividades empresariais.
  • Não domina o setor onde opera: Geralmente as empresas de pequena dimensão ocupam um espaço bem definido no mercado. Por exemplo, uma oficina mecânica dedicada ao conserto de aparelhos de ar-condicionados para veículos poderá ser a melhor do mercado, mas dificilmente será dominante no setor de mecânica de veículos. 
  • Estrutura organizacional simples: As empresas de pequena dimensão, em geral, dedicam-se à produção de bens e serviços específicos e operam com poucos empregados. Esta situação lhes permite manter uma organização relativamente simples, com poucos níveis hierárquicos e uma grande concentração de autoridade. (Souza, 1995)

Além das características apresentadas, é conveniente citar as apontadas por Loucks (1988). Segundo ele, as empresas de pequena dimensão se destacam por:

  • maior intensidade de trabalho em relação às grandes empresas;
  • melhor aproveitamento dos talentos e energias individuais;
  • relação maior entre empregados oferecidos e capital investido;
  • tornar os indivíduos, incluindo os empregados, mais independentes;
  • exploração de mercados que não parecem atrativos para as grandes empresas.

A Sobrevivência da Empresa

A sobrevivência das empresas de pequena dimensão está intimamente relacionada com as características do empreendedor, os fatores internos e os fatores externos. Isso não significa que a atividade empreendedora seja arriscada. Ela se torna arriscada, porque a maioria dos empreendedores ignoram a essência da vida empresarial e violam regras elementares. O caminho para o sucesso é adquirir um conhecimento mínimo do negócio e desenvolver as habilidades necessárias para operá-lo.  
Por último, é pertinente destacar que a sociedade atual impõe às empresas um processo contínuo de aperfeiçoamento. Neste contexto, as empresas tendem a diferenciar-se pelo caráter inovador dos seus produtos, processos de produção, formas de comercialização etc.

Empresa inovadora é a que introduz novas ideias para fazer as coisas - ou é aquela que faz coisas novas.  

     

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