Apresentar os principais conceitos de necessidades, produtos, tipos de projeto de produto e sua relação de produto e sua relação com o sucesso empresarial
Desde os primórdios, o homem sempre precisou de objetos considerados indispensáveis para sua sobrevivência. Inicialmente, esses objetos criados pelo homem foram concebidos visando suprir algumas limitações ou deficiências do corpo humano no desempenho de certas atividades. A enxada, por exemplo, amplia a capacidade da mão do homem para cavar a terra. Portanto, todos produtos existentes foram criados com o propósito de satisfazer uma necessidade específica.
Sabemos também que o que caracteriza uma necessidade no mundo dos negócios é a sua demanda e o poder de compra de seus integrantes.
Tomemos como exemplo a tecnologia dos raios lazer: ela é hoje utilizada nos mais variados tipos de produtos: aparelhos de som CDs, discos óticos empregados nos computadores, medidores de distância e prumo de construção civil, instrumentos cirúrgicos, sistemas de navegação aérea, corte de chapas finas, telecomunicações, sofisticados sistemas de teleguiagem de mísseis...
Mas não foi sempre assim. Desenvolvida nos anos 60. a tecnologia do laser ficou "engavetada" por quase 20 anos até que houvesse uma demanda para ela.
Esse exemplo ilustra bem a atenção que deve ser dada à determinação do mercado e suas características.
Casos como este mostram claramente a importância de se entender uma ideia, transformá-la em um conceito de produto e conhecer seu mercado.
Todo empreendedor deve avaliar profundamente um produto antes de oferecê-lo. Nem sempre uma boa ideia pode se transformar em um bom negócio se não forem tomados alguns cuidados adiante.
O empreendedor deve saber que o objetivo da empresa não é só produzir e fornecer o produto ou serviço. É também satisfazer a necessidade à que eles se propõem atender. Veja a relação que existe entre um automóvel, o transporte de pessoas, o lazer, o status etc.
Isso será muito importante para a manutenção futura do negócio. De certa forma, é mais fácil para um concorrente lançar um produto semelhante no mercado. Porém, torna-se difícil que ele possa copiar o serviço que acompanha o produto. Por isso, o serviço associado ao produto representa um fator de vantagem competitiva que deve ser considerado no planejamento do produto, do serviço e do negócio.
Grau de Inovação dos Produtos ou Serviços
Para completar o estudo sobre os tipos de produtos e serviços, resta ainda definir o grau de inovação que eles apresentam, tanto para a empresa como para o mercado.
A figura, abaixo, mostra as diferentes possibilidades incluídas neste aspecto.
Produto
/ Serviço
|
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Novo
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Conhecido
|
|
Empresa
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1
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2
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Mercado
|
3
|
4
|
Observando-se a figura, podemos distinguir quatro situações:
1-3 O produto ou serviço é novo para a empresa e para o mercado
1-4 O produto ou serviço é novo para a empresa, mas conhecido do mercado
2-3 O produto ou serviço é conhecido pela empresa, mas novo para o mercado
2-4 O produto ou serviço é conhecido pela empresa e pelo mercado
Cada uma dessa situações apresenta riscos e oportunidades para a empresa e deverá ser analisada profundamente.
Assim para que a empresa consiga lançar um produto ou serviço novo no mercado, grande esforço e investimento devem ser despendidos nas fases do projeto e desenvolvimento do novo produto ou serviço.
Existem duas possibilidades no desenvolvimento de produtos e serviços:
Projetos por Evolução: caracterizados pela incorporação de melhorias no modelo já existente, apresenta menor possibilidade de competição no mercado.
Projeto por Inovação: baseado em ideias anteriormente não experimentadas, tecnologias desconhecidas e por vezes complexas, apresenta maiores riscos, mas não possui concorrentes no mercado, por exemplo: aparelhos de videodisco.
Como decorrência dessas características, o empreendedor poderá optar por dois tipos de estratégias para o lançamento de novos produtos e serviços:
Estratégia Pró-ativa: quando o empreendedor busca se antecipar à concorrência, lançando um produto ou serviço totalmente inédito, garantindo sua liderança no mercado.
Estratégia Reativa: quando o empreendedor espera que um novo produto ou serviço seja lançado no mercado pelos concorrentes e supere a fase do risco de aceitação para, então, lançar produtos ou serviços similares.
Ambas as estratégias apresentam vantagens e desvantagens, que se encontram resumidas no quadro:
Embora pareça ser mais confortável optar pela segurança e não pela ousadia, a postura reativa é que sufoca a atitude pró-ativa. Apesar dos riscos envolvidos, os grandes negócios sobrevivem por meio de atitudes pró-ativas.
Conclusões
O desconhecimento ou despreparo dos novos empreendedores em relação aos conceitos vistos anteriormente, o pensamento de que estes representam perda de tempo, despesa desnecessária ou sofisticação, podem ser a causa da morte prematura de várias empresas.
Por outro lado, o conhecimento dos conceitos não assegura, por si só, o bom desempenho de qualquer pequena empresa.
Eles funcionam como instrumentos indispensáveis no momento de definir metas e objetivos, identificar os públicos-alvo, canais de distribuição, tecnologia de fabricação, evitando o amadorismo. Representam, de certa forma, um profissionalismo comum de ser encontrado nas grandes corporações.
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