sexta-feira, 27 de novembro de 2015

O Marketing Mix - 3ª Parte



3. Preço

O preço é considerado hoje como uma das variáveis que compõem o binômio do sucesso de qualquer empresa. A outra variável é a qualidade. Preço baixo e alta qualidade são um passo para uma boa política de marketing.
Ao se procurar colocar o preço em uma mercadoria, há que se levar em consideração um sistema de apuração dos custos. Em português, claro, quem vende quer ter lucro, e este nada mais é do que um acréscimo nos custos.
Portanto, conhecer os custos associados a um produto ou serviço é fundamental para se chegar ao preço final. É bom considerar os seguintes aspectos quando estiver estudando o melhor preço para o seu produto ou serviço:

1. Vender sempre com lucro
2. Ficar de olho no preço da concorrência
3. Ser rigoroso no calculo de seus custos

Portanto não se esqueça: calcule os seus custos com rigor e determine uma margem de lucro que não coloque seu preço final muito distante daquele praticado pela concorrência. Ou, se preferir, calcule um preço mais alto para justamente tentar vender para uma classe de consumidores com maior poder aquisitivo. A escolha é sua, mas deve ser muito bem estudada antes de ser adotada. Novamente, uma boa pesquisa de mercado pode ajudar bastante.
Finalmente, cabe lembrar: quando quiser chamar a atenção, pratique preços promocionais. Você vai se surpreender com a resposta da clientela e, seguramente, ganhar mais clientes. A política de preços promocionais não deve ser estendida por um período muito longo, pois corre o risco de os clientes questionarem por que a sua empresa não mantém aquele preço durante todo o tempo, uma vez que a promoção já está sendo veiculada há tanto tempo. Mas, isso já é assunto para o nosso próximo composto mercadológico.



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