quinta-feira, 5 de novembro de 2015

A Resolução de Problemas



Mostrar os diferentes estilos para a resolução de problemas 

Um aspecto importante para caracterizar o empreendedor  é sua capacidade e estilo para resolver problemas. Há várias formas para identificar o modo como as pessoas enfrentam e resolverem diversas situações que vivenciam. Uma delas é a caracterização dos indivíduos em relação a dois perfis antagônicos, conhecidos como Adaptadores e Inovadores. Segundo este modelo, toda vez que uma pessoa resolver um problema, situar-se-á em um ponto entre estes dois limites.

Para descrever estes estilos de resolução de problemas, deve-se relacioná-los com alguns aspectos que sejam facilmente percebidos. Portanto, toma-se como referência os seguintes aspectos:

A estratégia é a forma utilizada para enxergar e enfrentar o problema. Trata-se da maneira como os dois indivíduos estabelecem o mecanismo para resolver o problema em relação ao conhecimento adquirido e suas habilidades. 

Os resultados correspondem aos tipos de solução gerados a partir das estratégias adotadas. Em geral, diferenciam-se pela forma encontrada para resolver o problema em relação à situação anterior.

As preferências  se referem aos tipos de situações com as quais as pessoas estão mais motivadas a se envolver. Estão associadas diretamente às exigências relacionadas à criatividade e às condições existentes para exercê-las.

A adaptação diz respeito à maneira como os diferentes indivíduos se desenvolvem em uma determinada situação, em relação às normas e aos procedimentos estabelecidos.

A imagem se refere à percepção que uma pessoa, classificada em um estilo, tem de outra de estilo oposto.

Uma descrição mais detalhada dos diferentes estilos para resolver problemas é apresentada na tabela a seguir:

Características
Adaptadores
Inovadores
Estratégia
Tornam os problemas como dados e geram formas para desenvolver soluções melhores, buscando alta eficiência imediata.
Redefinem o problema, relatando as restrições previamente definidas, inventando soluções que lhes pareçam melhores.
Resultados
Geram boas ideias que são suficientes para resolver o problema estabelecido, porém, às vezes, erram por usar inadequadamente os modelos existentes.
Produzem múltiplas ideias triviais e que parecem inadequadas para outros; porém, frequentemente, contêm enfoques para resolver problemas anteriormente não tratados.
Preferências
Preferem situações bem estruturadas e são melhores para incorporar novos elementos para a política existente.
Preferem situações não estruturadas para usar novos dados na reestruturação das políticas e estão dispostos a enfrentar grandes riscos.
Adaptação
Melhoram o que está funcionando, porém, em tempos de mudança, têm dificuldade para fugir dos papéis estabelecidos.
Aumentam a flexibilidade em tempos de mudança, porém têm dificuldade para trabalhar com formas organizacionais rotineiras.
Imagem
Visto pelos inovadores como confiáveis e restritos pelo sistema.
Considerados pelos adaptadores pouco confiáveis, pouco práticos, arriscados, criadores de discórdias e agressivos.
(Fonte: Buttner & Gryskiewicz, 1993: 24.)


   

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