Mostrar os diferentes estilos para a resolução de problemas
Um
aspecto importante para caracterizar o empreendedor é sua capacidade e
estilo para resolver problemas. Há várias formas para identificar o modo como
as pessoas enfrentam e resolverem diversas situações que vivenciam. Uma delas é
a caracterização dos indivíduos em relação a dois perfis antagônicos,
conhecidos como Adaptadores e Inovadores. Segundo este modelo, toda vez que uma
pessoa resolver um problema, situar-se-á em um ponto entre estes dois limites.
Para
descrever estes estilos de resolução de problemas, deve-se relacioná-los com
alguns aspectos que sejam facilmente percebidos. Portanto, toma-se como
referência os seguintes aspectos:
A estratégia é a forma utilizada para enxergar e enfrentar o problema. Trata-se da maneira como os dois indivíduos estabelecem o mecanismo para resolver o problema em relação ao conhecimento adquirido e suas habilidades.
Os resultados correspondem aos tipos de solução gerados a partir das estratégias adotadas. Em geral, diferenciam-se pela forma encontrada para resolver o problema em relação à situação anterior.
As preferências se referem aos tipos de situações com as quais as pessoas estão mais motivadas a se envolver. Estão associadas diretamente às exigências relacionadas à criatividade e às condições existentes para exercê-las.
A adaptação diz respeito à maneira como os diferentes indivíduos se desenvolvem em uma determinada situação, em relação às normas e aos procedimentos estabelecidos.
A imagem se refere à percepção que uma pessoa, classificada em um estilo, tem de outra de estilo oposto.
Uma descrição mais detalhada dos diferentes estilos para resolver problemas é apresentada na tabela a seguir:
Características
|
Adaptadores
|
Inovadores
|
Estratégia
|
Tornam os problemas como dados e geram
formas para desenvolver soluções melhores, buscando alta eficiência imediata.
|
Redefinem o problema, relatando as
restrições previamente definidas, inventando soluções que lhes pareçam
melhores.
|
Resultados
|
Geram boas ideias que são suficientes para
resolver o problema estabelecido, porém, às vezes, erram por usar inadequadamente
os modelos existentes.
|
Produzem múltiplas ideias triviais e que
parecem inadequadas para outros; porém, frequentemente, contêm enfoques para
resolver problemas anteriormente não tratados.
|
Preferências
|
Preferem situações bem estruturadas e são
melhores para incorporar novos elementos para a política existente.
|
Preferem situações não estruturadas para
usar novos dados na reestruturação das políticas e estão dispostos a
enfrentar grandes riscos.
|
Adaptação
|
Melhoram o que está funcionando, porém, em
tempos de mudança, têm dificuldade para fugir dos papéis estabelecidos.
|
Aumentam a flexibilidade em tempos de
mudança, porém têm dificuldade para trabalhar com formas organizacionais
rotineiras.
|
Imagem
|
Visto pelos inovadores como confiáveis e
restritos pelo sistema.
|
Considerados pelos adaptadores pouco
confiáveis, pouco práticos, arriscados, criadores de discórdias e agressivos.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário