Se você entendeu o que é marketing, certamente concordará que o cliente é a razão de tudo: da existência da empresa e, por consequência, da fonte de renda de várias famílias que dependem desta empresa, seja ela, microempresa, pequena, média ou grande.
Uma vez que o cliente é a razão de tudo, a ele deve ser dedicada toda e a máxima atenção. Em uma empresa, por exemplo, não é apenas o proprietário que deve estar antenado aos desejos do cliente. O empregado também. Aos responsáveis pela distribuição dos produtos ou serviços, deve ser imputada a incumbência maior de absorver os recados dados pelo cliente em relação ao produto ou serviço que colocamos no mercado.
Ouvir o cliente - Os recados do mercado devem ser digeridos e passados para todos que, de uma forma ou de outra, participam do processo.
Assim, interagir com a clientela pressupõe uma reformulação de ações dentro da empresa. Isso, muitas vezes, não agrada aos que já se acostumaram com uma determinada rotina de operação. Mudar o que já se domina e se tem como certo, muitas vezes, incomoda os que se intitulam os donos da verdade.
Portanto, escutar o cliente quer dizer ter a mente sempre aberta às novidades. Na hora de selecionar seu pessoal, procure escolher aqueles que possuem uma mente mais aberta e que são capazes de mudar de orientação sem problema.
Como o cliente é a razão de tudo, os próprios donos negócio devem possuir esta orientação e espalhá-la para todos os níveis da empresa.
A importância do distribuidor (do produto) - Entre a empresa que produz e o mercado que absorve o produto, existe um espaço muito grande, que deve ser preenchido pelo responsável pelas vendas. Essa pessoa pode ser alguém da própria empresa ou (o que se tem verificado ultimamente) o intermediário ou distribuidor; como é mais conhecido.
O distribuidor tem representado para a empresa produtora a possibilidade de se manter especializada no seu produto. A empresa produz e o distribuidor faz o produto chegar às mãos do cliente. Desta forma, a empresa se ocupa daquilo que sabe fazer: produzir. E o distribuidor faz o que sabe: fazer o produto circular por diferentes mercados. Escolher bem o seu distribuidor é fundamental para o sucesso de seu negócio.
O responsável pelas vendas ou atendimento deve sempre estar atento para saber decifrar as mensagens do mercado. A empresa produtora, por sua vez, deve estar ligada nessas mensagens. Elas podem ser obtidas via pesquisa de mercado e são um excelente referencial para se saber se o seu produto ou serviço está sendo bem-aceito pelo mercado.
Fatores externos e internos - A atuação de uma empresa está diretamente ligada a fatores internos e externos. É deve maior das empresas estarem cientes dos fatores que podem influenciar positivamente ou negativamente a concorrência. Os fatores internos são controláveis pela empresa e serão abordados em nosso próximo capítulo. Quanto aos fatores externos, apenas podemos identificá-los e tentar direcionar a atuação de nossa empresa para conviver da melhor maneira com eles.
Os seguintes fatores externos influenciam nosso planejamento de marketing:
Ambiente político e legal - Estabilidade política e legislação são fatores que influenciam a política de marketing de uma empresa. Neste particular, o governo entra como figura principal ao decidir, de acordo com seu interesse (que deve ser o interesse da nação). as políticas econômicas a que todos estão sujeitos. Ultimamente, o governo do Brasil tem sido pródigo em políticas econômicas que têm influenciado nosso dia-a-dia, como, por exemplo:
- Alterações nas alíquotas de importação de carros;
- Instituição de impostos como o CPMF;
- Congelamento de preços;
- Elevação de alíquotas de Imposto de Renda;
- Benefício fiscal às empresas exportadoras etc.
Tecnologia - Na virada do século, já deu para perceber o que a tecnologia vai representar em termos de concorrência. A atenção para com este fator terá de ser cada vez maior sob pena de a empresa que não acompanhar esta evolução sair do mercado. O advento da informática e seu desenvolvimento, neste final de século, talvez tenha sido o mais importante avanço tecnológico da humanidade neste período e o que mais irá influenciar as relações de mercado no século XXI.
Reação dos consumidores - É um fator difícil de se prever. O consumidor é influenciado por vários aspectos e não somente por aqueles motivos apontados na análise econômica tradicional. Algumas variáveis de ordem psicológica e social influenciam as reações dos consumidores.
Meio ambiente - A poluição do ar, da água, a contaminação de produtos agrícolas com agrotóxicos, a ingestão de produtos químicos pelos animais, o custo de energia que cresce sempre, enfim, todos os aspectos relacionados com a preservação da natureza serão, inevitavelmente, uma fonte de preocupação cada vez maior de todas as empresas. É o que o consumidor estará cada vez mais informado e preocupado com todos esses aspectos. Afinal, trata-se de preservar o mundo que será legado às futuras gerações.
Influencias Culturais - Com a integração dos mercados pela globalização, as influências culturais tendem a se alastrar. As influências sociais serão a dos dominadores sobre os dominados, aliás, como sempre ocorre quando, de uma forma ou de outra, há integração de culturas. Sempre existirá a preservação de culturas. Porém, as influências culturais das sociedades afluentes, das mais poderosas economicamente, sempre acabam por determinar comportamentos.
A questão cultural realmente desempenhará um papel fundamental na questão do planejamento de marketing. Cultura é difícil de ser definida, mas fácil de ser entendida. "Cultura pode ser definida como sendo um complexo de símbolos dispositivos criados pelo homem e transferidos em geração como fatores determinantes do comportamento humano em uma determinada sociedade. Os símbolos podem ser abstratos (atitudes, ideias, crenças, valores, linguagem, língua ou religião) ou concretos (ferramentas, habitação, produtos, obras de arte)".
Ultimamente, algumas mudanças comportamentais estão se revelando como grandes influenciadoras de cultura. Dentre estas, podemos destacar as seguintes:
- Revolução Feminina
A mulher, há muito, deixou de ser coadjuvante e passou a ocupar os mesmos espaços do homem na sociedade. Aquela figura passiva, tipo Amélia, aquela que era considerada mulher de verdade, não existe mais. A mulher tem uma participação crescente no mercado de trabalho (coisa que não ocorria anteriormente), disputando com o homem, de igual para igual.
- A Questão Tempo
O tempo é hoje um fator fundamental para a espécie humana.Queremos mais tempo para lazer, porque trabalhamos mais. É fundamental que percebamos esta questão do tempo no planejamento de nossos negócios. A informática permite que trabalhemos em casa. Uma série de serviços pode hoje ser executada em nossa própria residência. O que representará isso para o comércio? Uma questão que teremos que aprender é como lidar com essa nova classe de consumidores. É importante destacar de, em virtude do fator tempo, algumas reflexões quanto ao marketing devem ser observadas (a forma e o tamanho dos produtos, o tipo de embalagem, as facilidades de compra etc.).
- Influências Sociais
O comportamento do consumidor é fortemente influenciado pela classe social a que pertencer. É a família, são os amigos e todas as pessoas que compõem o círculo de vida de um consumidor que acabam por influenciar suas escolhas.
Estar ciente dessas influências e direcionar suas vendas para o consumidor, usando a mídia, é uma obrigação das empresas,
É evidente que é muito difícil esgotar todos os fatores que influenciam o marketing. Saber alguns, como fizemos, já é um bom começo. O mercado é um eterno aprendizado e somente nossa interação com ele, através de nossa experiência e perspicácia, é que nos permitirá conhecê-lo um pouco mais.
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