segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Conceito de Marketing




Conscientizar a importância do marketing para não ser surpreendido pela concorrência, mas sim se situar à frente dela.

Essas "regras" estão afixadas nos murais de uma grande rede de lojas de departamento do Brasil e espelham a orientação mercadológica dessa instituição. Mas, o que vem a ser a orientação mercadológica? Para continuar nossa explanação, é necessário entrarmos no desenvolvimento histórico do mercado, para conceituar, então, o que vem a ser marketing.

Mas afinal, o que é marketing?

Definições há inúmeras. Mas o importante não é decorar definições; é sentir, entender o que está por trás desta palavra de origem inglesa. Market, simplesmente, que dizer mercado. A inclusão das letras ing em inglês significa ação. Por aí, você já viu a dificuldade de se traduzir adequadamente essa palavra para a língua portuguesa.
Uma das palavras mais utilizadas como correspondente de marketing em português é mercadologia. A crítica que se faz é a de que mercadologia não exprime com exatidão o que vem a ser marketing. A definição básica, da qual derivaram todas as outras, é a que afirma ser o marketing "a execução de atividades comerciais que dirigem o fluxo de mercadorias e serviços do  produtor ao consumidor ou usuário".
Porém, a concepção mais moderna afirma que o marketing inicia-se bem antes do processo produtivo. Afinal, para o lançamento de um novo produto, uma nova marca de mercado, exige-se que se descubra a personalidade de sucesso daquele produto antes mesmo do início de sua produção. É  a pesquisa de mercado que dará condições ou não ao lançamento daquele produto. 
O marketing engloba, também, a manutenção e o crescimento do mercado, das vendas. É fundamental saber se o consumidor ficou satisfeito com sua compra ou se encontra falhas no produto. Descobrir se o consumidor está satisfeito não só com o produto em si mas também com sua distribuição. enfim, todas essas preocupações devem fazer parte do marketing. A interação com o consumidor é importantíssima para que sejam mantidas ou alteradas estratégias de marketing.
Quando o consumidor diz estar satisfeito com o produto e com a forma como é vendido, nada a temer. Mas, se ele aponta problemas, atenção. Essa é a hora de parar para pensar e fazer mudanças antes que a concorrência sepulte seu produto.
Portanto, se após tudo o que for dito, você ainda deseja saber o que é marketing, não para decorar, mas para entender melhor o conceito do mesmo, fique com a definição de Teodore Levitt: objetiva, sintética e fácil de resumir tudo o que foi colocado:


“Marketing é conquistar e manter clientes” e ponto final.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário