Mostrar como os fatores de sucesso se relacionam entre si e seu efeito no desempenho empresarial
O êxito ou o fracasso das empresas de pequena dimensão tem se constituído em uma grande preocupação nos meios políticos, acadêmicos e empresariais. Os motivos não são apenas os altos índices de mortalidade empresarial que são agravados pelas diferentes crises internas do Brasil. As novas regras da economia atual, como a globalização da economia e a integração ao Mercosul, também influenciam.
Após muito tempo em declínio, o número de empresas está crescendo e as unidades de pequenos negócios são tendências da atualidade. Muitas expectativas e esperanças são depositadas nestas pequenas unidades, porque elas geram novos empregos e contribuem para uma melhor competição e uma economia mais eficiente.
Ao mesmo tempo em declínio, o número de empresas está crescendo e as unidades de pequenos negócios são tendências da atualidade. Muitas expectativas e esperanças são depositadas nestas pequenas unidades, porque elas geram novos empregos e contribuem para uma melhor competição e uma economia mais eficiente.
Os estudos mostram que são três fatores que afetam a sobrevivência de uma nova empresa. O primeiro refere-se aos fatores externos à empresa, o segundo aos fatores internos e o terceiro aos fatores relacionados ao empreendedor.
Fatores externos à empresa
Os fatores externos à empresa são os macroeconômicos e do ambiente. Afetam a vida da empresa, que não pode atuar sobre eles.
Pode-se observar como os fatores externos influenciam na vida da empresa, tomando como base o enfoque da localização das atividades produtivas.
Segundo esse enfoque, as características do ambiente podem ser classificadas da seguinte forma:
- Demandas
- Ofertas
- Fatores de Produção
- Outras características regionais
Demandas
- Demográficas: população, taxa de crescimento, pirâmide populacional, estratificação social, distribuição espacial etc.
- Comunicações: acesso a outros mercados, transportes.
- Setoriais: características e importância relativa dos setores primário, secundário e terciário. Distribuição espacial das atividades produtivas.
- Mercado:tamanho e segmentação, canais de distribuição, localização espacial e evolução.
Ofertas
- Insumos: matérias-primas e semi-acabadas, quantidade e qualidade dos fornecedores dos diferentes bens e serviços, prazos e etc.
- Relações interempresariais: existência e diversificação da indústria e serviços que possam facilitar relacionadas à demanda de fornecimento, subcontratação, assessoria etc.
Fatores de produção
- Recursos naturais: energéticos, minerais, agrícolas, paisagísticos, etc.
- Recursos humanos: pessoal empregado em diferentes qualificações profissionais, sistemas de formação que permitam a atualização destes recursos humanos.
- Recursos científicos e técnicos: disponibilidade de recursos científicos e tecnológicos.
- Capital: existência e diversificação das fontes de financiamento.
- Terrenos e prédios industriais: existência de distritos industriais e instalações já construídas.
- Infra-estrutura: redes de transporte, água, gás, eletricidade, esgotos industriais etc.
Outras características regionais
- Administração central, regional e local: orientação às atividades produtivas, impostos, regulamentações que afetam a atividade produtiva.
- Clima
- Facilidades comunitárias: moradia, hotéis, restaurantes, meios de comunicação etc.
- Aspectos educacionais
- Aspectos culturais e de prestígio
Fatores internos à empresa
Os fatores internos à empresa são os que intervêm diretamente no funcionamento da organização e que podem ser modificados por ela. Para agrupar os fatores internos de sucesso são usados os subsistemas empresariais clássicos apresentados a seguir:
- Direção e gestão: formas de organização, direção, planejamento, e controle empresarial
- Produção: sistemas de produção, tecnologia, qualidade, fornecimento, engenharia etc.
- Recursos humanos: qualificação de mão-de-obra, remuneração, recrutamento e seleção etc.
- Finanças: estrutura financeira, origem dos recursos, administração financeira e sistemas de controle.
- Comercial: sistemas de comercialização, preços, distribuição, assistência técnica, estudos de mercado, níveis de exportação, etc.
Fatores relacionados ao empreendedor
Para operar uma empresa de sucesso, o empreendedor deve possuir alguns conhecimentos que são diferenciados em cada etapa na qual a empresa se encontra. São eles:
Aspectos técnicos relacionados com o negócio
Para que a empresa ocupe um lugar considerável no mercado, o empreendedor precisa utilizar seus conhecimentos. Dentre eles, o projeto do produto, qualidade, modo de fabricação, controle do processo, entre outros. Se o empreendedor não tiver conhecimento dos aspectos técnicos, deverá desenvolvê-los rapidamente ou buscar um sócio ou técnico que os possua.
Experiência na área comercial
Atualmente, as empresas têm dado especial atenção ao cliente. As funções da área comercial dizem respeito diretamente a este novo enfoque empresarial, que consiste no atendimento das necessidades da clientela. Entre as funções da área comercial, podem-se incluir a distribuição do produto, publicidade, pesquisa de mercado e definição de novos produtos.
Escolaridade
É um fator extremamente importante, pois se refere aos conhecimentos adquiridos no sistema formal de ensino. O empreendedor deve possuir um nível mínimo de escolaridade, que lhe possibilite lidar de modo satisfatório com as pessoas. Por outro lado, uma elevada auto-suficiência pode surgir a partir de sua instrução e prejudicar seu trabalho. Isto não significa que conhecimentos demais prejudiquem. É necessário dosá-los e utilizá-los de forma adequada.
Experiência em empresas
É fator consideravelmente diferenciador. Enquanto outros tipos de conhecimentos podem ser transmitidos, a experiência não. Para o empreendedor, trabalhos anteriores em empresas que possibilitam um entendimento prévio de alguns setores ou funções de sua futura empresa. Isto pode significar maior facilidade para lidar com alguns aspectos organizacionais.
Um exemplo utilizado para ilustrar esta afirmação é a visão global que um office-boy possui da empresa onde trabalha. A passagem por diversos setores da organização lhe permite obter uma noção do funcionamento como um todo.
Pode-se afirmar que, quanto mais abrangente for a participação no local de trabalho, maior será a experiência adquirida.
Formação Complementar
A formação complementar se relaciona com a aquisição de conhecimentos novos ou com a atualização dos que já possui, a partir de um interesse particular ou de uma necessidade gerada pelo próprio negócio. Há conhecimentos que aparentemente não têm nenhuma relação com a vida da empresa, mas podem ter uma participação decisiva no êxito empresarial. É o caso, por exemplo, do aprendizado de novos esportes ou de uma visita a um museu.
Independentemente das razões que levam o empreendedor a buscar esta formação, a sociedade atual está exigindo, cada vez mais, novos conhecimentos e habilidades dos cidadãos. A velocidade das mudanças em todos os níveis é vertiginosa e o empreendedor de sucesso deverá não apenas acompanhar esta dinâmica, mas também trabalhar para antecipar o futuro.
Treinamentos, cursos vivenciais, capacitações, são alguns exemplos de complemento da instrução.
Vivência com situações novas
As mudanças que ocorrem na vida de um indivíduo nem sempre são fáceis de serem assimiladas. Entretanto, contribuem naturalmente para que ele passe a vivenciar as situações novas com mais facilidade.
Essa experiência permite ao empreendedor enfrentar as mudanças ou fatores inesperados com menos insegurança e mais consciência da realidade. A vida da empresa é enfrentar cotidianamente novos problemas que exigem novas soluções. A experiência com situações novas facilita a superação de problemas, começando pela atitude diante deles.
Entre estas situações, podem-se citar: certos tipos de viagens, mudanças de cidade, desenvolvimento de novos projetos etc.
Desequilíbrio
O fracasso ou a estabilização de uma empresa se origina, em geral, quando há um desequilíbrio entre os fatores de sucesso. Por exemplo, um empreendedor com muita experiência na área de vendas pode não ter habilidade suficiente para gerenciar adequadamente aspectos relativos à produção. Isso pode ocasionar, entre outras coisas, atrasos na entrega dos produtos (inter-relação entre os fatores internos e os relativos ao empreendedor).
Também, pode acontecer que uma empresa ofereça produtos com uma boa aceitação no mercado. Porém, se ela tiver uma infra-estrutura deficiente para a comercialização, que limite excessivamente as vendas, sua evolução estará comprometida (inter-relação entre os fatores externos e internos).
Por outro lado, há que destacar que existem também inter-relações entre o empreendedor e os fatores externos. Por exemplo, a capacidade do empreendedor para se relacionar com outras empresas pode facilitar ou dificultar o acesso aos insumos.
De acordo com essa teoria, a intervenção para fortalecer as inter-relações deve incidir sempre sobre um ou vários dos componentes dos fatores de êxito. Será a modificação destes componentes que irá determinar como se fortalecerão ou debilitarão as inter-relações e, consequentemente, as possibilidades de êxito ou fracasso das empresas.
Na evolução das empresas, em cada etapa do ciclo de vida, haverá uma combinação específica dos fatores de sucesso. Cada etapa pode ser identificada pelo estado das inter-relações entre os fatores de êxito.
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