Apresentar as diversas formas de relacionamento das empresas com a sociedade local
A empresa tanto recebe influência da sociedade quanto exerce uma função social e determina algumas características na região em que atua.
Quais são as características regionais que mais se refletem na dinâmica cultural das empresas de pequena dimensão?
- Grau de especialização ou diversificação da economia local
- Existência ou não de relações positivas entre firmas locais
- Estrutura do emprego, origem dos trabalhadores, treinamento profissional
- Relacionamento entre firmas locais e firmas externas
- Estrutura do mercado e formas de competição
- Infra-estrutura física de comunicação, introdução e difusão da inovação
- Estrutura legal e política
- Resposta à demanda concreta de clientes
- Criação de novos produtos e serviços
A empresa se sustenta, porque atende às necessidades identificadas no mercado.
- Diminuição de custos e preços ocasionada pela concorrência
Já pensou se houvesse um único fornecedor de matéria-prima para as quarenta e sete empresas de uma cidade?
A empresa é só uma organização que fornece certo bem ou serviço à população. No objetivo de que seu público-alvo se transforme em seu cliente, torna-se competitiva quanto à qualidade e ao preço. De certa forma, um concorrente controla o preço do outro.
O mesmo ocorre com o fornecedor. A empresa adota, como seu fornecedor, um dentre tantos. As empresas fornecedoras controlam entre si o preço, pois sabem que seus clientes querem produzir mais e melhor pelo menor preço.
- Geração de emprego
Transforma desempregado (força inativa) em empregado (força ativa).
- Contribuição ao crescimento econômico
Os bens gerados pela empresa contribuem para o desenvolvimento da sociedade de maneira geral.
- Aumento da produtividade global
Dessa forma, as empresas têm uma efetiva participação na sociedade onde se inserem e contribuem para elevar as condições de vida da população (bem-estar), segundo mostra a descrição abaixo:
- Respondem à demanda concreta dos clientes
- Criam novos produtos e serviços
- Competem nos custos e nos preços
- Geram empregos
- Contribuem para o crescimento econômico
- Aumentam a produtividade global
Portanto, a vida da empresa estará sempre relacionada intimamente com a realidade local. Os valores do empreendedor desempenharão um papel decisivo na relação da sua empresa com a sociedade local. São estes que vão determinar o comportamento ético e moral da empresa em relação ao mercado e, principalmente, em relação aos trabalhadores que formarão parte do seu quadro.
O bom empreendedor é comprometido com o desenvolvimento da sociedade e dos seus colaboradores.
Contudo, ainda que a região seja fundamental para o futuro da empresa, o empreendedor não pode perder de vista o mercado global. Tem que estar atento às relações que a sua região mantém com outras regiões e com aquelas que, aparentemente, estejam muito distantes.
As empresas não devem estar orientadas apenas às suas regiões. Devem também estar orientadas às regiões externas para lidar com os desafios e oportunidades que impõe a competência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário